Você é iniciante em criptomoedas? Comece por aqui!

Sobre a dúvida abaixo talvez o Marco não tenha percebido um detalhe muito importante que é explicada na postagem indicada abaixo, é possível identificar a chave pública a partir da chave privada mas o contrário não é possível, ou seja, com a posse da chave pública não é possível descobrir a chave privada.

“… não consigo desassociar com carteira física pois se “eu” estou de posse da minha chave privada ninguém conseguirá movimentar meu capital, somente irão ver seu conteúdo, poderão tbm enviar criptos p essa carteira, somente aqueles que tiverem a minha chave pública no caso …”

Sugiro a leitura do seguinte material:

Com relação a outra questão que transcrevo abaixo, me parece que “ou seja” separa uma contradição. Se o Marco já leu o material acima indicado vai perceber que não há uma relação direta e bidirecional entre a chave pública e privada. Printei uma imagem abaixo que mostra claramente como é o processo. A partir da chave privada, através de cálculos matemáticos é possível identificar a chave pública e o endereço de uma carteira bitcoin. O caminho reverso não é possível, seja partindo do endereço ou da chave privada, nenhum deles permite que se descubra a chave privada.


Imagem retirada em 16/09/2022 do site: Chaves, Endereços e Carteiras no Bitcoin: diferença entre Chave Pública e Endereço 🔑 | by Disruptivas | Medium

Especificamente sobre a questão da privacidade, como todo e qualquer assunto relacionado ao universo das criptomoedas em geral existem muitas visões e teorias. No entanto, uma delas é bastante cultuada pelos fãs “raiz”, que é o anonimato. Em tese o sistema de chaves públicas e privadas foi criado exatamente para preservar o anonimato. Na prática e caso o usuário faça movimentações vai “expondo” ou deixando rastros. Existem várias formas de rastreamento que são utilizadas tanto para coleta de dados por parte de empresas privadas como também são utilizadas para investigação de fraudes em geral. A não ser que o usuário ou titular de uma carteira digital de criptomoedas seja extremamente cuidadoso e zeloso (e mesmo assim não dá para garantir anonimato total) um usuário comum pode ser identificado.
Por exemplo, carteiras digitais de Corretoras de criptomoedas são conhecidas e seus endereços são vinculadas a cada corretora.
Outro exemplo, até mesmo hackers precisam viver (comprar coisas, pagar contas etc.). E quando alguma criptomoeda armazenada numa carteira digital é utilizada de alguma forma para algum tipo de gasto/despesa ele pode ser rastreado até a origem e respectivo titular, caso ele tenha deixado algum rastro. Veja uma postagem detalhada que eu fiz sobre o caso do casal de hackers:

Para encerrar, um ponto importante para guardar com relação a carteiras digitais de bitcoins (não conheço outras carteiras digitais, mas suponho que sejam iguais) é que devemos ter em mente que elas não guardam apenas e tão somente o saldo ou a soma das criptomoedas. Se uma carteira digital recebe 4 depósitos de 0,25 criptomoedas ela guardará cada uma separadamente ao invés de guardar apenas o saldo de 1 criptomoeda. Quando houver um gasto (saída) de 0,50 criptomoedas, por exemplo, ele vai buscar duas entradas de 0,25 criptomoedas, ou seja, não vai buscar diretamente do saldo o montante de 0,50 criptomoedas. O termo técnico usado é bloqueio e desbloqueio de criptomoedas.

Sugestão de leitura:

Na faixa:

Se for assinante prime ou tiver algum no bolso:
https://www.amazon.com.br/Mastering-Bitcoin-português-brasileiro-blockchain-ebook/dp/B07RL8Z6P1/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=3NAWD2OV1UR72&keywords=antonopoulo+do+bitcoin&qid=1663332329&s=books&sprefix=antonopoulo+do+bitcoin%2Cstripbooks%2C177&sr=1-2

Obs.: quando fizer pesquisa no Google acrescente " + wikipedia", tem muito material de boa qualidade dividido por tópicos como Blockchain, Chave pública & privada, etc. Exemplo: “transações de bitcoin + wikipedia”.