Você é iniciante em criptomoedas? Comece por aqui!

Parabéns pelo canal, Tiago. Boa noite. Obrigado por compartilhar o white paper Bitcoin: Um sistema de dinheiro eletrônico ponto-a-ponto. Estou iniciando os estudos deste conceito agora, e tentando entender os possíveis cenários futuros e as aplicações possíveis.

Abraço e continue firme nesta jornada.

1 Like

Oi Tiago! Minha primeira mensagem na Tribo Crypto vai pra você. Vi dois dos seus vídeos e achei muito legais. Você tem uma boa didática. Assisti o vídeo que trata do funcionamento da blockchain “na prática” e também aquele que trata do Consenso. Contudo, em nenhum dos dois eu vi “como surgem os blocos na blockchain”. No vídeo da blockchain “na prática” aparece como os mineradores vão à procura do Nounce e como ele permite validar o bloco através do hash, mas não informa como os blocos vão parar na blockchain, como os mineradores os recebem para calcular o Nounce e como os mineradores informam que já decifraram o desafio matemático. Eu entendo que quanto mais poder de processamento, mais rápido se faz o cálculo e mais rápido se pode devolver a resposta. No entanto, parece que a coisa não é tão linear assim, pois, às vezes o vencedor pertence a um pool, às vezes a outro e ainda existe a possibilidade de um minerador “solo” vencer a disputa. Se os blocos são sequenciais (ainda não sei como surgem) e se todos os mineradores recebem o último bloco ao mesmo tempo (para calcular o Nounce), então, em tese, somente aquele minerador com o maior poder de processamento ganharia todas as vezes. Daria pra você explorar um pouco essa questão, a fim de que eu a compreenda melhor? Valeu!

Olá, excelente pergunta. Vou tentar abordar isso em um próximo vídeo.
Obrigado!

Apenas a título de curiosidade, neste momento em que estou postando a situação da mineração de bitcoins é dominada pelos grandes pools de mineração, situação que já ocorre a algum tempo, sendo que as duas maiores (BTC.com e Antpool representam cerca de 26,5% do total de hashes que chegou a mais de 42% em junho de 2018) são lideradas pelo mesmo dono, conhecido como Bitmain, que também é o fabricante de uma das máquinas mais usadas na mineração (Antminers). O maior pool não consegue vencer sempre, como fica demonstrado no mapa de blocos minerados, mas o poder de hashes representam mais chances e por consequência mais blocos minerados, mas nem sempre vence o maior pool. Ainda segundo dados avaliados em novembro, o criador da F2Pool estima que entre 600 mil e 800 mil máquinas foram desativadas somente em novembro de 2018, representando uma diminuição de cerca de 13% na capacidade total de processamento do sistema. Eu particularmente não acredito que o sistema do bitcoin possa vir a ser dominado por uma pessoa ou um grupo pequeno, por definição a existência do sistema está baseado na distribuição e não na concentração, mas isso o Tiago poderá explicar melhor quando mostrar na prática como funciona a questão da mineração dos blocos.

Maiores pools x blocos minerados

Queda no poder de processamento do sistema bitcoin em novembro

Notícia de junho quando Bitmain chegou a controlar mais de 42% do poder de processamento do bitcoin
https://www.ccn.com/bitmains-mining-pools-now-control-nearly-51-percent-of-the-bitcoin-hashrate/

tornou isto um banner . Isto será mostrado no topo de todas as páginas até que seja descartado pelo usuário. #25
removeu este banner . Ele não vai mais aparecer no topo de todas as páginas. #26