NFT - Non-Fungible Token

Além da pandemia e do colapso generalizado na rede atendimento a “moda” no mundo dos Blockchains e das criptomoedas é o NFT. Para não passar batido juntamos algum material a respeito para quem eventualmente anda por aqui e tem algum interesse no assunto. Encontramos até um site onde é possível criar um NFT, se entendi direito o custo em dólares pode chegar até a casa dos USD 100 portanto, apesar da aparente facilidade, tenha cuidado antes de sair criando NFT’s. Também tenha cuidado e NÃO saia informando dados da sua carteira aleatoriamente por ai. Alertamos no entanto que não testamos e não recomendamos, apenas mostramos que existe esta possibilidade. Mostramos também um site onde é possível vender (caso você tenha criado ou queira revender algum que já tem).
Também deixamos aquele alerta básico: o site e o autor não estão recomendando, indicando nem patrocinando a criação ou compra deste tipo de Token. Se estiver interessado pesquise bastante e de forma antecipada.

Vídeo do canal do Fernando Ulrich falando sobre NFT:

Artigo em português:

A bíblia (material mais detalhado que encontrei) do NFT, datado de 10/01/2020, em inglês:

Site onde é possível criar um NFT. Não testamos mas consta que é possível criar um NFT com alguns cliques, em cerca de 15 a 20 minutos:

Site onde é possível comprar e vender/revender NFT:

1 Curtida

Obrigado pelo post.

Eu até entendo o conceito dos colecionáveis digitais e poderia ver um caso de uso bem específico para isso, mas no geral, me parece só mais uma bolha e algo que vai tirar dinheiro de muita gente. Talvez eu esteja errado já que tem tanta gente falando disso, mas simplesmente não entra na minha cabeça que pessoas tão pagando caro pra ter uma assinatura digital de um token qualquer. Pessoas estão pagando pela posse do token, e não pela obra de arte em si.

Até poderiam argumentar que a gente também paga pela posse de tokens BTC, mas no caso do BTC, é a posse do token que tem valor no final das contas.

Sei lá. Devo estar ficando desatualizado e vou me arrepender de ter escrito isso, mas de momento só digo para as pessoas entenderem que a obra em si é infinitamente replicável antes de comprar qualquer NFT. Só o token que é único, nada mais. Outra pessoa poderia emitir um token idêntico para a mesma obra de arte. Se o mesmo artista resolver emitir o mesmo token de novo para a mesma obra, qual delas é a original?

Fica o questionamento e a provocação para que a discussão seja sobre o que e quem garante a unicidade e identidade destes NFT’s.

O caso de uso que vejo para NFT’s é o de empresas de jogos centralizadas usando NFT’s como backend para seus jogos, de forma que o jogador que provar digitalmente posse sobre um determinado item ou personagem possa utilizá-lo na plataforma. Mas novamente, caímos no problema da centralização em que basta a empresa atualizar o jogo e apontar para um novo contrato para obsoletar os NFT’s antigos.

Aos que vão se aventurar no hype, boa sorte.

1 Curtida

Se não bastasse a onda no terreno das artes a última notícia divulgada no site da CNN informa que uma casa virtual foi vendida por mais de USD 500 mil dólares. Tá sobrando grana por aí.

Imagem retirada de: World's first digital NFT house sells for $500,000 - CNN Style

Fonte da notícia: World's first digital NFT house sells for $500,000 - CNN Style

1 Curtida