O Mercado de NFT's Bombou Neste Ano

Aviso: O site e o autor não estão recomendando nem indicando a compra ou a realização de aportes visando algum tipo de retorno futuro a título de investimento em qualquer um dos tokens ou criptomoedas citados nesta postagem. Aos que eventualmente estiverem interessados em investir em criptomoedas ou em tokens sugerimos que avaliem bem a criptomoeda e/ou token escolhido e invistam valores mínimos que não comprometam seu patrimônio e/ou orçamento. Recomendamos cuidado com pirâmides e promessas de lucros rápidos, garantidos e a curto prazo.

Introdução

Já nos finalmente de mais um ano marcado pela COVID-19 não podíamos fechar o ano sem falar mais um pouco do maior fenômeno do universo cripto, as NFT’s. Se por acaso você ainda não tem uma noção razoável do que é uma NFT sugiro que dê uma olhada em outro tópico onde tratamos deste mesmo assunto, de forma mais completa neste link: NFT - Non-Fungible Token - Iniciante - TriboCrypto

Esta postagem é baseada numa publicação que foi feita no blog da empresa de pesquisa e análise de dados em Blockchains Chainalysis [A] que por sua vez é um resumo de um trabalho mais completo com gráficos e análises mais detalhadas.

Na medida em que o mercado de NFT’s cresce o valor global das transações e o valor médio das transações aumentam. A entrada de novos usuários e a continuidade desse crescimento pode colocar as NFT’s na prateleira dos investimento, ao lado das demais categorias de ativos já existentes. Basicamente temos dois tipos de mercado onde é possível realizar transações com NFT’s. Um exemplo é o OpenSea [B] que é considerado bem popular e realiza apenas transações sem oferecer a custódia. Outro exemplo é o Dapper Labs [C] que oferece o serviço de custódia em nome dos clientes. Dados apurados pela empresa Chainalysis indicam que até o mês de outubro o mercado de NFT’s baseados em smart contracts do tipo ERC-721 e ERC-1155 que rodam no Ethereum movimentaram 26.9 bilhões de dólares e apenas a OpenSea movimentou cerca de 16 bilhões de dólares nesse mesmo período.

No período de março a outubro de 2021 a coleção que teve maior volume de negociação no mercado pesquisado pela Chainalysis foram as CryptoPunks[D], que já está no mercado desde 2017 e que movimentou cerca de 3 bilhões de dólares.

Outro detalhe que merece atenção dos que tem algum interesse nas NFT’s é que a pesquisa da Chainalysis apurou casos, citando o exemplo da Hashmasks [E] que movimentou quase 400 milhões de dólares numa determinada semana de julho, volume muito superior a média semanal que estava sendo negociada anteriormente, que girava em torno de 21 milhões de dólares.

Distribuição Geográfica dos Investidores em NFT

Os dados apurados pela pesquisa da Chainalysis indicam que o fenômeno das NFT’s é global com base em dados de tráfego da web que partem da Ásia, América do Norte, América Latina e Europa Ocidental. No período pesquisado entre março e outubro de 2021 nenhuma região do mundo atingiu isoladamente mais de 40% do tráfego. Na OpenSea a contabilidade indica que cerca de 6 mil coleções de NFT tiveram pelo menos uma transação (compra, venda ou cunhagem) no período de março a outubro de 2021.

Negociação de NFT’s x Criptomoedas

Numa comparação entre o mercado de criptomoedas digamos “tradicional” porque já funciona desde 2010 e o mercado de transações envolvendo NFT’s percebe-se uma diferença. Talvez pelo fato de ser algo bem mais recente as NFT’s são negociadas essencialmente no nível do varejo em valores mais modestos. No caso das criptomoedas a participação do varejo nas transações envolvendo criptomoedas é praticamente mínimo.

Motivação para investir

A principal motivação de um investidor que procura o mercado de NFT’s é a possibilidade de comprá-los a preços baixos para revendê-los posteriormente em busca de lucros altíssimos. No entanto, de acordo com dados coletados na plataforma OpenSea apenas 28,5% das NFT’s compradas no lançamento e que foram posteriormente revendidas dentro da própria plataforma resultaram em lucro.

Crescimento

Os principais fatores que impulsionam o crescimento de uma NFT é o crescimento da comunidade e o boca a boca. Esse crescimento se mede por tópicos de discussões acirradas em redes sociais como Twitter e Discord. Nesta etapa a NFT já deverá estar no mercado

White List

O processo de divulgação de uma NFT começa muito antes do seu lançamento efetivo. Geralmente ocorre a partir do momento em que os criadores começam a desenvolver o projeto, ou seja, quando as NFT’s sequer existem. Uma das formas de beneficiar ou retribuir o “trabalho” de seguidores de primeira hora que “abraçam” o projeto antes mesmo do seu lançamento é permitir que eles comprem NFT’s a preços bem mais abaixo do que valor no lançamento. Essa forma de beneficiar esses “patronos” é chamada de White List. De acordo com dados do OpenSea este tipo de investidor de primeira hora que se envolve e ajuda a divulgar e arrebanhar interessados durante a fase de desenvolvimento é bem maior chegando ao patamar de 75,7% de lucro enquanto os investidores que não fazem parte de uma white list tem ganhos em torno dos 20,8%. Ainda de acordo com dados apurados com base nas negociações realizadas na plataforma OpenSea 78% de investidores que não faziam parte de uma white list tiveram prejuízo comprando NFT no lançamento para revender posteriormente. Na outra ponta, por coincidência, 78% de investidores que faziam parte de uma white list obtiveram lucro sendo que 51% atingiram um lucro de 2x ou mais do valor investido inicialmente.

A - Chainalysis Blog | [Report Preview] The 2021 NFT Market Explained

B - https://opensea.io/

C - https://www.dapperlabs.com/

D - CryptoPunks

E - https://www.thehashmasks.com/