Blockchain domain

Como funcionam domínios em blockchain? Quais suas vantagens e desvantagens em comparação com domínios tradicionais?

1 curtida

Domínios de internet no sentido usual de nomes de sites tais como Google, UOL etc. não me lembro de ter visto. Quem tem uma coisa parecida e que já foi implementado é o Ethereum Name Service - ENS. Se a ideia é pensar no Blockchain como repositório de sites (de todo tipo) não me parece viável técnica e economicamente passível de implementação, pelo menos a curto prazo. Quase tudo pode caber dentro de um Blockchain mas é preciso avaliar se realmente é viável e se não tem outra forma mais barata e confiável a disposição.

Talvez os links abaixo possam ajudar:

https://eips.ethereum.org/EIPS/eip-137

1 curtida

@Cecilio, agradeço pelos links. Até onde eu intendi, quando pesquisamos por um blockchain domain em um navegador com suporte a tecnologia, ele busca um NFT com “cabeçario” como o nome do domínio e retorna a “descrição” do domínio, que pode ter um endereço IP, um endereço de uma carteira ou algo do tipo.

As duas principais aplicações que disponibilizam esse tipo de domínio são a unstoppable domains e a ethereum name service

O que acontece se alguém registrar dos domínios iguais em cada uma das aplicações? Isso é possível? O que me impede de criar um NFT igual ao de outro domínio? Ao pesquisar em um navegador por um desses domínios é necessário especificar em que aplicação o domínio “roda”?

Não consegui encontrar de forma clara como essas aplicações resolvem esse problema de compatibilidade.

1 curtida

Sobre fragilidades das NFT’s já postei um video em outra postagem mas reposto o vídeo aqui:

Link para a postagem:

1 curtida

Minha opinião que é de alguém totalmente leigo: não tem como resolver isso porque a princípio os Blockchains não “conversam” diretamente porque não nasceram para conviver num ambiente que de certa forma teria que ser “regulado”. Existem tentativas para fazer com que os Blockchains “se conectem” mas como cada um tem uma moeda própria fica difícil “equalizar”. Outra questão é a quantidade de Blockchains que nascem toda hora e por causa disso não dá nem para sonhar em “conectar” o Blockchain do Bitcoin, por exemplo, com um Blockchain recém criado que não se conhece direito quem criou, seu grau de segurança e confiabilidade. Conectar no sentido de fazer um conversar com outro pode ser a abertura de uma porta para entrada de qualquer ataque já que o outro Blockchain pode ter sido criado apenas com esse objetivo.
Pensando em termos reais, hoje todas essas milhares de criptos convivem no mercado, desde os mais antigos como Bitcoin e Ethereum até as que foram criadas nas últimas horas.
Eu até acho, e não passa de achismo e nem sei se é possível, que os domínios poderiam ser diferenciados pela sigla da moeda.
Exemplos: meudominio.btc, meudominio.eth, meudominio.xrp, meudominio.bnb etc.

1 curtida