Levando em consideração o eventos que cuminam na diminuição da oferta de BTC, o que acreditasse que vai acontecer quando o último bloco for minerado? Ou seja quando a moeda de número 21 milhoes tiver sido distribuída? Isso poderia colapsar o BTC?
De acordo com estimativas, caso o sistema não seja alterado, o último bitcoin deve ser minerado por volta do ano 2.140, daqui a aproximadamente 116 anos. Até lá o Bitcoin pode acabar por vários motivos que nada tem a ver com o processo de mineração. O certo mesmo é que não dá para fazer uma boa previsão do que vai acontecer nos próximos anos, portanto prever o que vai acontecer daqui a um século é puro chute.
Publiquei uma postagem aqui mesmo (link abaixo) em março deste ano onde se avalia que praticamente metade dos quase 20 milhões de bitcoins que já foram emitidos estão perdidos. Sendo assim nem mesmo o limite de 21 milhões é imutável, pode ser reajustado como outros parâmetros já foram para repor a quantidade “perdida”.
Para o Bitcoin tanto faz se o cenário é como hoje, com vários pools ou fazendas de mineração gastando muita energia e capacidade de processamento ou se apenas meia dúzia de computadores velhos estão rodando o sistema, ele vai se ajustar para continuar funcionando até que ninguém mais queira fazer isso. A curto prazo, por algumas décadas é um fato que eu duvido que aconteça (o desligamento total do sistema) porque cada vez mais o bitcoin está se tornando uma alternativa de investimento para investidores institucionais e não é o tipo de gente que rasga/perde dinheiro e a noite dorme o sono dos anjinhos. De acordo com dados recentes, apenas uma empresa, a americana MicroStrategy já tem mais de 214 mil bitcoins em carteira, quase 15 bilhões de dólares ou cerca de 77 bilhões de reais. Tudo devidamente contabilizado e com conhecimento da SEC - Securities and Exchange Commission (a CVM americana).
Até aqui, o sistema mostrou que está projetado para funcionar bem com um volume de transações médio de 450 mil transações por dia ou 19 mil por hora como é atualmente ou processando 50 transações por dia. Seus algoritmos se ajustam para cada situação.