Aumenta o Percentual de BTCs Perdidos

Existe uma questão com relação a quantidade de Bitcoins emitidos e quantos estão disponíveis para negociação. É um tema controverso, sob certos aspectos porque envolve os bitcoins que foram definitivamente perdidos, os que estão tentando e eventualmente podem ser recuperados e os holders que compraram, guardaram e tem a senha para eventualmente recolocá-los em circulação a qualquer momento.
Tenho uma leve desconfiança, de uns 0,01%, quanto a uma possível ou remota possibilidade de resolverem emitir uma quantidade adicional de bitcoins em algum momento para repor estes bitcoins que saíram de circulação com chances remotas de voltarem a circular. A emissão de uma quantidade adicional além dos 21 milhões inicialmente previstos, em tese, é improvável.
Entre outras questões, o preço do bitcoin é baseado na sua escassez. Apenas uma notícia sobre isso já causaria algum efeito negativo no seu preço. Portanto é uma questão no limite do impossível.
Por outro lado, tudo isso foi para registrar que a empresa Glassnode acompanha a possível quantidade de bitcoins que se perderam. Como o acesso ao site é restrito (pago) não sei qual é a métrica que eles usam, mas fato é que em 2021 eles estimavam que 34% dos bitcoins emitidos até meados daquele ano estava perdido. Já no início de 2024 a empresa estima que o percentual de bitcoins perdidos chegou na casa dos 40% (já perto da metade!). Vale notar que houve um aumento de 6% entre os anos de 2021 e 2024. Parte dessa perda decorre da oscilação do preço. A pessoa compra na empolgação e vê que o preço não sobe como ela imaginava que subiria e acaba deixando pra lá aumentando a estatística.

Teoricamente deveria existir mais bitcoins em circulação. No entanto, percebemos que apesar da emissão constante e continuada de bitcoins a cada 10 minutos em média, a quantidade estimada de bitcoins em circulação diminuiu de 12.4 milhões para 11.7 milhões devido ao aumento no percentual de bitcoins perdidos de 34% para 40%.

Link para a fonte original das notícias: