Armazenamento na blockchain

#1

Alguém pode me dizer porque o custo de armazenamento de dados(contratos,etc…) na blockchain do bitcoin é tão cara ?

O processo não é o mesmo realizado com transações de pagamentos ?

#2

Fala Felipe tudo bem?
Primeiro vamos deixar claro o sentido de “armazenamento de dados na blockchain” - na verdade este processo é bem simples, o uso mais é comum é pegar uma assinatura digital do arquivo e anexar na transação usando usando o opcode OP_RETURN, então na verdade o que é “registrado” em blockchain é assinatura do arquivo e não seu conteúdo.
Sobre o custo ser caro! NÃO É - O único custo envolvendo o processo que citei acima é somente a fee (taxa) paga ao minerador.

Para não mim prolongar, atualmente estou com projeto que faz o registro de arquivos em Blockchain e na do Bitcoin, vou deixar link abaixo caso queira mais detalhes.

fb.com/stampid.me - nos próximos meses estarei fazendo o lançamento oficial e com algumas novidades.

O próprio Tiago tem um vídeo introdutório sobre OPCODES, segue abaixo:

Deixo também alguns registros que realizei, você pode conferir o custo por transação e verá que não é tão “Cara” assim.

2 Likes
#3

Salvo engano, não existe custo de armazenamento no Blockchain do Bitcoin, se fosse assim teria que ser pago periodicamente e indefinidamente ou pelo menos enquanto durar o Blockchain do Bitcoin, mas nada garante que seja eterno. Também vale lembrar que o Blockchain do Bitcoin não nasceu com a finalidade de guardar/armazenar contratos e outros tipos de arquivos, ele nasceu única e exclusivamente para registrar saldos e transações de uma moeda virtual batizada de bitcoin (costuma-se dizer que é um livro-razão, ou seja, basicamente um local onde se registra débitos, créditos e saldos contábeis vinculados a um titular/conta). Muito mais do que o “fee” o sistema funciona hoje em dia por causa da recompensa paga em bitcoins (salvo engano 12,5 bitcoins) a cada bloco validado e para isso o sistema exige uma capacidade gigantesca de processamento e por consequência de energia. Também vale registrar que num passado recente, quando o preço de um bitcoin quase chegou a USD 20.000 que houve um grande aumento no volume de transações na rede que acabou ficando congestionada e o custo das transações aumentou muito.

Gráfico com custo das transações do bitcoin:

Notícia sobre custo das transações quando o bitcoin atingiu cerca de 20 mil dólares:

Consumo de energia dos Blockchains:

Vale olhar também o vídeo sobre o que é Blockchai e outro sobre como funciona na prática:


2 Likes
Como é feito a remuneração por validação ?
#4

Muito legal a iniciativa, com certeza irei acompanhar as novidades.
Obrigado pela explicação, porém a minha duvida surgiu vendo um video de entrevista que o Fernando Ulrich realiza, onde o entrevistado, Edilson Osorio cita o custo de registrar uma assinatura no blockchain do bitcoin https://www.youtube.com/watch?v=Dl0KZipMshI (aos 24:55).
Por esse motivo tirei conclusoes que o custo de registro no blockchain do bitcoin se tornou inviavel.

#5

Cecilio, muito obrigado pela explicação e pelos links.

Todo o conteudo de iniciante eu assiti e me ajudou muito com as duvidas. Porém, como disse ao jtayrone, a minha duvida surgiu de um video de entrevista que o Fernando Ulrich realiza, onde o entrevistado, Edilson Osorio cita o custo de registrar uma assinatura no blockchain do bitcoin https://www.youtube.com/watch?v=Dl0KZipMshI (aos 24:55).

#6

O pessoal já respondeu, mas só para complementar: você também pode pensar que o bloco contém um espaço limitado para se guardar informações, portanto o custo para se guardar qualquer transação lá aumenta conforme mais pessoas disputam este lugar.

Não a toa que as taxas geralmente são mensuradas em “Satoshis por bytes”. Ou seja, cada byte na transação você paga uma certa quantidade de Satoshis.

1 Like
#7

O ponto levantado pelo Tiago também faz parte de uma lista de questões a serem consideradas para se usar o Blockchain do Bitcoin para outras finalidades que nascem/surgem o tempo todo. Como eu citei, o Blockchain do Bitcoin foi idealizado para registrar de forma imutável, transparente e confiável saldos contábeis da criptomoeda bitcoin. Sem querer nadar contra a maré que a cada dia descobre novas possibilidades de uso do Blockchain vale lembrar que o Blockchain do Bitcoin não foi pensado para atender todas estas novas funcionalidades e por causa disso pode ser inviável o uso para certas aplicações que talvez possam ser implementadas com menor custo em outras plataformas. Até gatinhos já fizeram nascer no Blockchain, no caso foi usado o Blockchain do Ethereum. Também não sei como fica a situação de documentos registrados num Blockchain que sofre um “HardFork” e o Blockchain original é abandonado, talvez seja necessário reintroduzir novamente os dados que ficarm no Blockchain abandonado no Blockchain que foi criado e será seguido pela maioria, com novos custos para se fazer isso.

https://guiadobitcoin.com.br/gatinhos-feitos-de-blockchain-fizeram-o-mundo-inteiro-aguardar/

2 Likes
#8

Obrigado mais uma vez !!

#9

Agradeço a explicação mais uma vez !! Vocês me ajudam muito !