Como é feito a remuneração por validação ?

#1

A mineração para achar a próxima hash, é aceito pela comunidade uma primeira transação sem origem para quem a descobriu a hash, agora quando é para validar uma transação e/ou propagar uma transação, como isto é calculado e remunerado ?

1 Like
#2

Olá Leo,

Talvez sua dúvida possa ser esclarecida pelas respostas dadas nestes tópicos indicados abaixo, em todo caso vale lembrar que existem milhares de criptomoedas criadas a partir da primeira criptomoeda (bitcoin) e o fato de existirem tantos é que são diferentes, não faria sentido fazer outro igual. Por isso é interessante especificar ou indicar alguma referência, como por exemplo: qual é o formato de remuneração (fee ou recompensa também são diferentes) na criptomoeda Bitcoin, ou Ethereum, ou XRP, EOS, Neom, etc.


#3

OK, então apago a questão ?

1 Like
#4

Olá!

A remuneração por transação é chamada de ‘taxa do minerador’ ou ‘taxa de mineração’.
Para entender em detalhes é necessário entender o mecanismo das transações e o que são UTXO’s.

Mas em resumo, toda transação que é feita reúne valores que já foram recebidos anteriormente (chamados de inputs), e os direciona para um outro endereço (indicando outputs, ou UTXO).

Porém, a soma dos valores de entrada não necessariamente precisam ser iguais aos de saída. O minerador valida a transação verificando se pelo menos o valor dos inputs é maior ou igual ao de outputs (para evitar que uma pessoa transfira mais bitcoins do que ela realmente possui).

Todo o valor excedente que sobrar nesta transação é a ‘taxa do minerador’ (taxa = input - output), e faz parte das regras que ele pode coletar estas taxas para si. Portanto ela funciona como um incentivo para que o minerador inclua a transação no bloco que ele vai tentar minerar, e por este motivo quando a rede está congestionada a taxa tende a subir, pois há mais pessoas competindo para ter suas transações incluídas no próximo bloco.

1 Like
#5

Olá Leo,
Apenas indiquei algumas respostas que poderiam ajudar no entendimento da sua dúvida, não tive outra intenção, seja bem vindo e pode postar suas dúvidas por aqui sempre que você quiser, tentaremos ajudar sempre que for possível. As respostas podem ter abordagens diferentes em função do entendimento de quem responde, por isso eu mencionei a importância de se expor a dúvida com maiores detalhes.
Abraço.

#6

Como o Cecilio disse, fique a vontade para postar. Este é o tipo de pergunta que enriquece o forum. :slight_smile:

1 Like
#7

tranquilo vi que a intenção foi boa, perguntei se devo apagar, para não manter perguntas duplicadas.

#8

Postei hoje um vídeo que fala sobre a remuneração por transação. Dá uma olhada para ver se responde sua dúvida:

1 Like