[Vídeo] O que é Blockchain? (E como ela funciona)

Não tem como entender criptomoedas sem entender primeiro o que é Blockchain.

A Blockchain já está sendo considerada hoje como a maior invenção desde o surgimento da Internet, portanto se você não sabe o que é, ou ainda tem dúvidas de como funciona este mecanismo que permite que Bitcoin e outras criptomoedas existam, gravei este vídeo explicando exatamente o que você precisa saber para começar a se aventurar neste mundo novo.

Durante as minhas pesquisas para montar este material, encontrei no próprio Youtube um vídeo com 600 mil visualizações explicando de forma muito simples o que é Blockchain, e como estava somente em inglês, resolvi utilizar o mesmo roteiro para explicar o conceito em português.

Talvez você até se surpreenda em saber qual é o real papel do minerador dentro da blockchain:

Cadastre-se aqui na TriboCrypto para participar de discussões sobre criptomoedas e receber mais conteúdos como este.

Espero que goste. Abraço!

4 curtidas

Olá Criptomaníacos!

Esse vídeo do Tiago (eu me recuso a escrever tiago com “t” minúsculo) é muito bom, é das coisas simples que tiramos grandes aprendizados. Por outro lado, para quem entende inglês e até mesmo para quem não entende, logo no início das minhas pesquisas sobre blockchain eu encontrei um material bem didático e bem visual sobre blockchain da Goldman Sachs, se não é o maior é um dos maiores bancos do mundo, que está de olho nesta tecnologia. Para quem se interessar eu achei o material bem instrutivo, simples e objetivo (textos explicativos curtos e essenciais) pelo uso dos efeitos visuais no próprio site (não é vídeo). São 5 capítulos onde você vai avançando a tela ou as imagens rolando o mouse. Capítulo 1: What is Blockchain (O que é Blockchain); 2: How Does It Work (Como ele funciona); 3: Blockchain in Action (Blockchain em ação); 4: Beyond The First Steps (Além dos primeiros passos); e 5: The Take Away (Indo ou seguindo adiante ou em frente, ou algo parecido…) Segue o link: http://www.goldmansachs.com/our-thinking/pages/blockchain/ . Ainda sobre Blockchain fiz o download de um material intitulado “Blockchain e a Revolução do Consenso sob Demanda de vários autores” publicado num evento da SBRC – Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos que está na fila de leituras, mas me pareceu interessante para quem quiser verificar. Segue o link: http://www.sbrc2018.ufscar.br/wp-content/uploads/2018/04/Capitulo5.pdf .

Esse vídeo é realmente excelente! Comecei a entender Blockchain com ele.

Se alguém tiver recomendação de algum material ou conteúdo com esse mesmo nível de confiabilidade e qualidade, agradeço (a quantidade de conteúdo é incrível, mas a confiabilidade nem sempre é das melhores!).

Abraço,

1 curtida

Oi @vagner. Muito obrigado e bem-vindo à TriboCrypto.
Eu tenho colocado diversos vídeos sobre o assunto no mesmo canal em que está este vídeo. Alguns são mais técnicos e aprofundados voltados para programadores, e alguns mais voltados para leigos.
O mais recente é explicando como que as transações funcionam no Bitcoin:

Esse aqui é bastante técnico, mas é a melhor explicação que já encontrei.

Fala, Tiago! Solicitei uma opinião ao cecilio. Agora gostaria da tua. Quero atuar no mercado de cripto ativo como consultor para pessoas físicas. O que você pensar sobre o assunto?