Video: Considerações sobre mineração de Bitcoin e criptomoedas - Tiago Salem

O Tiago liberou um vídeo ou melhor um áudio no estilo podcast sobre mineração:

2 curtidas

muito bom, deve ajudar alguns novatos a não se ferrarem.

2 curtidas

B Noite
Primeira vez aqui.
A minha dúvida é sobre a primeira transação no bloco Genesis. Como foi minerado se não havia nada? E como, ao surgir o primeiro BTC ele foi vinculado a um valor de USD?
Afinal o primeiro minerador teve que gastar tempo e energia para a Blockchain poder prosseguir…gerando blocos e aceitando inputs…
Faz sentido?
Ou estou confuso? Se sim por favor me direcione a material para aprendizado.
Grato
Pedro

Olá, seja bem vindo!

Tentarei esclarecer suas dúvidas, possivelmente abrindo um tópico novo. Pode ser que outras pessoas tenham dúvidas deste tipo e acho melhor tratar isso num tópico novo. Entre as suas dúvidas posso adiantar que o primeiro minerador foi o criador do bitcoin e o primeiro bloco tinha uma única transação, pode ter demorado algumas horas ou até dias para ser minerado mas um PC ou Notebook da época foi capaz de executar a tarefa.

Com relação a questão da “vinculação” ou da precificação em dólar o bitcoin foi criado como um dinheiro e dinheiro precisa ter algum tipo de valoração para que possa ser usado. Como ele foi criado virtualmente nos EUA é natural que tenha sido vinculado primariamente ao dólar, que além deste fato é a moeda padrão para fins cambiais (troca/conversão) entre as várias moedas existentes.

Por acaso você já leu o white paper do bitcoin?

Resposta ao seu posto no link abaixo:
Mineração do Bloco Genesis e Precificação do BTC - Iniciante - TriboCrypto