Uso de Máscaras - Dicas do CDC Americano

Se você é daqueles que acha que não precisamos nos proteger usando máscara quando temos que sair para a rua ou frequentar ambientes fechados não perca seu tempo.
Por outro lado, a maré não está pra peixe e se você é um daqueles que se preocupam e acham que a coisa é séria deixo um breve e simples resumo sobre uso de máscara do CDC - Centers for Disease Control and Prevention. O uso correto das máscaras é uma das formas mais simples e baratas que existem para quem precisa sair de casa se proteger. Como diz um velho ditado: É melhor prevenir do que remediar, eu acrescento … do que ficar esperando vaga numa UTI com poucas chances de conseguir uma.

Usar 1 máscara é melhor do que não usar nada;
Usar 1 máscara corretamente ajustada (com boa vedação significa que a parte da frente perto da boca e do nariz se movimentam no mesmo ritmo da respiração) é melhor do que usar uma máscara mal ajustada (as gotículas com o vírus podem entrar pelas bordas mal ajustadas que tenham vão livre por exemplo ao lado do nariz, na bochecha mais ou menos na altura da orelha e até mesmo por baixo do queixo);
Usar 1 máscara com duas camadas, corretamente ajustada e de preferência com um arame fino para ajustar e segurá-la acima do nariz é melhor do usar 1 máscara de 1 camada;
Usar 2 máscaras é melhor do que usar 1 máscara, desde que não sejam do mesmo tipo, ou seja, não se deve usar 2 máscaras cirúrgicas ou N95. Neste caso a máscara do tipo cirúrgica que é descartável deve ser colocada primeiro e depois deve ser colocada por exemplo uma de pano preferencialmente com duas camadas.

  1. as máscaras do tipo cirúrgica tem validade contada em horas, veja qual é a validade do tipo que você está usando;
  2. recomenda-se no mínimo que uma máscara tenha duas camadas porque a externa serve para conter as gotículas dos outros e a interna para conter as suas gotículas caso você eventualmente esteja contaminado e talvez nem saiba disso;
  3. Já existem ajustadores de máscara e suporte do tipo descartável para ser colocado por cima da máscara para evitar que o ar circule entre as bordas da máscara, basta pesquisar nos sites de e-commerce.
  4. Fique esperto na hora de comprar máscara e não leve para casa alguma que não tenha sido produzida para proteger do vírus (existem as que protegem contra pó, poluição, etc.).

Link para a fonte original do texto acima:

Nesta outra postagem você pode conferir com mais detalhes algumas explicações sobre eficiência da mascara e saiba que existem basicamente 3 tamanhos de vírus e o mais perigoso deles é o de tamanho médio.

Vídeo Sobre o Desenvolvimento das Vacinas - Notícias - TriboCrypto

1 Curtida

A eficiência das máscaras de acordo com estudo do Laboratório de Física da Universidade de São Paulo. Se por acaso você está usando apenas e tão somente uma máscara simples de pano, geralmente feitas de algodão, pense e re-avalie sua escolha. Talvez seja melhor passar a usar pelo menos as que são feitas em TNT (Tecido Não Tecido).


Imagem retirada do site: Máscaras: as lições de estudo da USP sobre as que mais protegem da covid-19 - BBC News Brasil

Link para a matéria completa: Máscaras: as lições de estudo da USP sobre as que mais protegem da covid-19 - BBC News Brasil