Sou iniciante nesse universo web3, comecei a estudar recentemente e estou bem confuso ainda, queria alguma ajuda para entender melhor pois quero atuar na área.
Olá Daniel, seja bem vindo.
Se existe uma Web3 ou Web 3.0 deve ter existido ou ainda deve existir uma Web 1.0 e uma Web 2.0. Aprendizado pode ser rápido e até instantâneo para coisas fáceis e simples. Coisas mais complexas requerem base (teórica), paciência, dedicação/esforço e tempo/foco. Neste caso a base teórica para entrar no mundo da Web 3.0 é conhecer a Web 1.0 e Web 2.0. Entrar direto na Web 3.0 sem essa base não é impossível, mas tarefa é muito mais difícil. Sem pesquisar, você sabe quem é Gavin Wood?
Dito isso, considerando que o seu interesse é atuar na área, minha sugestão é a seguinte:
Como não sei qual é o seu estágio de estudo na vida vou começar pelo básico e dependendo do seu estágio as dicas iniciais podem ser puladas.
- Começar estudando e entendo como surgiu, se desenvolveu e em que estágio está a internet e qual é a diferença em relação a Web, caso ainda não tenha feito isso;
- Diferenciar estudo (leitura técnica) de passatempo (leitura de um romance). O mundo da informática, em termos gerais, é essencialmente técnico, cheio de termos em inglês, siglas etc. Nada pode passar batido, todo termo em inglês deve ser claro para quem lê, toda sigla que aparece em cada texto deve ser conhecido pelo leitor;
- Não desprezar as notas de rodapé e a bibliografia dos textos;
- Cada um desenvolve ao longo da vida um jeito particular de aprender e fixar conhecimento. Eu gosto de escrever sobre os temas que eu me interesso. Como eu faço isso para fixar o conhecimento eu acabo compartilhando por aqui boa parte dos textos que eu escrevo;
- Pensando em termos de estudo pela internet a pior fonte de estudo para quem pretende adquirir conhecimento com intenção de atuar profissionalmente é ler textos em portais e sites em geral. Cito duas exceções: wikipedia é uma boa fonte para questões técnicas e blogs específicos;
- Além da wikipedia e de blogs específicos (indico um abaixo) a melhor fonte é buscar material (livros e textos científicos) em pdf. Ao pesquisar sobre algum assunto inclua a sigla PDF na pesquisa. Exemplo (“PDF + USP + web 1.0 + gavin wood”) sem parênteses e com aspas. USP é Universidade de São Paulo que pode ser trocado por siglas de outras universidades/faculdades. Muitas tem áreas abertas onde são publicados textos técnicos em PDF dos pesquisadores. Faça download e salve o material numa pasta organizando e separando por temas;
- Para atuar nessa área inglês é essencial, caso esteja mais ou menos, talvez seja o caso de melhorar esse lado antes de avançar, para quem quer atuar na área é básico. Leia os 10 conselhos para os jovens de Tiago Reis que eu postei alguns dias atrás por aqui;
- Considerando que o foco é aprendizado para atuação profissional é importante procurar cursos, inclusive presenciais. Além de ajudar no aprendizado também faz parte do jogo conhecer outros que estão interessados no mesmo tema e podem ajudar a entrar no mercado de trabalho, inclusive o próprio professor;
- Deixo abaixo alguns links que podem ajudar a entender um pouco melhor o que é Web 3.0 lembrando que há controvérsias e tem gente que não entende a Web 3.0 como evolução natural da Web ou que ela será o destino incontroverso da evolução nesta área.
Dicas adicionais:
-
Um bom canal para seguir é esse abaixo. Tem muita coisa incluindo linguagens mais usadas, salários, dicas em geral, etc. Eles tem vários canais.
- Leis e aforismos do prof. Waldemar Setzer:
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/jokes/leis.html
- A Udemy (online) tem vários cursos básicos sobre esste tema a preços acessíveis, na faixa dos 30 reais, para quem está começando.
Imagino que você já conhece e se não conhece vai conhecer e usar, principalmente quando começar a trabalhar na área. Se não conhece não é o local para começar e sim para usar profissionalmente: