Sou iniciante nesse universo web3, comecei a estudar recentemente e estou bem confuso ainda, queria alguma ajuda para entender melhor pois quero atuar na área.
Olá Daniel, seja bem vindo.
Se existe uma Web3 ou Web 3.0 deve ter existido ou ainda deve existir uma Web 1.0 e uma Web 2.0. Aprendizado pode ser rápido e até instantâneo para coisas fáceis e simples. Coisas mais complexas requerem base (teórica), paciência, dedicação/esforço e tempo/foco. Neste caso a base teórica para entrar no mundo da Web 3.0 é conhecer a Web 1.0 e Web 2.0. Entrar direto na Web 3.0 sem essa base não é impossível, mas tarefa é muito mais difícil. Sem pesquisar, você sabe quem é Gavin Wood?
Dito isso, considerando que o seu interesse é atuar na área, minha sugestão é a seguinte:
Como não sei qual é o seu estágio de estudo na vida vou começar pelo básico e dependendo do seu estágio as dicas iniciais podem ser puladas.
- Começar estudando e entendo como surgiu, se desenvolveu e em que estágio está a internet e qual é a diferença em relação a Web, caso ainda não tenha feito isso;
- Diferenciar estudo (leitura técnica) de passatempo (leitura de um romance). O mundo da informática, em termos gerais, é essencialmente técnico, cheio de termos em inglês, siglas etc. Nada pode passar batido, todo termo em inglês deve ser claro para quem lê, toda sigla que aparece em cada texto deve ser conhecido pelo leitor;
- Não desprezar as notas de rodapé e a bibliografia dos textos;
- Cada um desenvolve ao longo da vida um jeito particular de aprender e fixar conhecimento. Eu gosto de escrever sobre os temas que eu me interesso. Como eu faço isso para fixar o conhecimento eu acabo compartilhando por aqui boa parte dos textos que eu escrevo;