TCC sobre blockchain no mundo juridico

Olá a todos, Sou estudante de direito, e vou iniciar o ultimo semestre do curso.
Pretendo fazer meu TCC sobre as possibilidades e avanços que a blockchain pode trazer ao ordenamento jurídico no Brasil.
Pretendo focar no uso da blockchain nos cartórios.

Gostaria de pedir a todos, sugestões de assuntos e autores, fatos relevantes e material de apoio ao desenvolvimento do tema.

Todo material e inclusive o próprio artigo finalizado, será disponibilizado livremente na internet.

Desde já, deixo meu agradecimento a todos.

2 curtidas

Oi Willian,

não tenho muito material, mas sei que existem algumas empresas que fazem registro de informações em blockchain. Dá uma olhada nesta playlist no canal do @jtayrone que ele explica mais sobre registro de documentos:

Espero que ajude e bem vindo ao fórum.

1 curtida

Olá Willian,
Para que você possa ter uma boa base sobre o potencial dessa integração entre blockchain e cartórios sugiro que você dê uma olhada no site da empresa OgirinalMy (do Edilson Osório) que é pioneira nesse ramo.

https://originalmy.readthedocs.io/pt_BR/latest/

http://www.sbrc2018.ufscar.br/wp-content/uploads/2018/04/Capitulo5.pdf

1 curtida

OPA Willian, tudo bem
Como o Tiago já recomendou minha playlist (valeu Tiago rss), caso necessite demais informações estou com um projeto que tem como objetivos proteger informações usando Blockchain/Bitcoin.

https://facebook.com/mystampid

1 curtida

Olá,

Tiago nossa sua prontidão em ajudar me surpreendeu. Tão logo me respondeu ja comecei a assistir os vídeos do @jtayrone, e que conteúdo top… ja pesquei alguns autores citados no vídeo. O Tayrone foi a melhor introdução ao tema que eu poderia ter, valew mesmo. Pretendo estudar mais esse conteúdo e a iniciativa da Stampid.

@Cecilio, quanto material… A revista tem uma matéria espetacular sobre o tema, é claro puxando a sardinha para o lado dos cartórios, mas ainda assim riquíssima em conteúdo… com certeza ja estará em minhas citações. A Original My, possui uma wiki de seus serviços super completa, muito material para estudo.
O artigo do minicurso (Fabíola Greve, Leobino Sampaio, e outros) é fantástico, ainda não li completamente, mas uma simples pincelada pelo artigo, me convence de que certamente deve ser o trabalho acadêmico mais completo sobre blockchain em português, e o melhor, essa pesquisa é super recente, do final de 2017, e apresentado no minicurso do congresso somente no ano passado.

Tayrone, obrigado por se disponibilizar a ajudar, vou estudar mais, e quando tiver duvidas mais profundas vou te contatar sim, mas agora ainda estou iniciando nesse tema, pretendo usar seu conhecimento quando estiver um minimo de noção do assunto, para não o inundar com dúvidas minimas que o material sugerido pode me esclarecer.

Valew pessoal, esse material ja me rende semanas de estudos…:smile: :+1:

2 curtidas

Para fins de elaboração de um TCC entendo que material escrito será mais valioso, no entanto, pelo que percebi da sua resposta você está iniciando neste mundo do Blockchain & Bitcoin. Neste caso os vídeos ajudarão na compreensão dos conceitos fundamentais necessários para uma boa compreensão desta ideia disruptiva chamada Blockchain.
Não dá para falar ou escrever sobre Blockchain sem falar em Bitcoin, além do já citado Edilson Osório o Fernando Ulrich é outro grande entusiasta deste tema, com um livro clássico sobre Bitcoin escrito e citado na maioria dos trabalhos sobre Bitcoin chamado de Bitcoin - A Moeda na Era Digital que é facilmente encontrada em pdf no google. Basicamente os vídeos e textos do Fernando tem uma pegada mais econômica e no livro dele é possível aprender, por exemplo, que se escreve Bitcoin com maiúscula quando nos referimos ao projeto como um todo e bitcoin em minúsculo quando falamos em unidade monetária (1 bitcoin).

Ao falar em Bitcoin não dá para deixar de falar em economia (moeda). Vários trabalhos abordando Blockchain & Bitcoin trazem como introdução a origem do Bitcoin e contam a história do surgimento do Bitcoin e por consequência do Blockchain (nasceram juntos, bitcoin depende do Blockchain mas o Blockchain não depende do bitcoin). Apesar de ter nascido como “plataforma” onde “roda” o bitcoin com o passar do tempo percebeu-se que o Blockchain tinha inúmeras possibilidades de uso/aplicação, muitos ainda nem foram pensados/explorados. Sugiro também uma olhada no canal do Fernando que tem vários vídeos sobre Bitcoin (feitos exclusivamente para o canal ou de palestras). Um exemplo de palestra segue abaixo, feito no Insper onde ele conta um pouco da história do Bitcoin e fala sobre a questão da moeda x bitcoin.

A primeira e principal fonte do seu trabalho deverá ser o “White paper” do bitcoin. Não dá para escrever sobre Blockchain sem citar esse material. Escrito sob pseudônimo de Satoshi Nakamoto é o documento que consolida as ideias básicas que levaram a criação do bitcoin e por consequência do Blockchain. Aqui no fórum o Tiago publicou a versão em português (é uma das últimas postagens). O original (em inglês) você encontra no site do próprio bitcoin.

2 curtidas

Sugestão de livros:

1 curtida

Hoje publiquei uma postagem com um link sobre um trabalho bem completo sobre o atual cenário da regulamentação das criptos no Brasil, poderá ajudar na elaboração do seu TCC,

1 curtida

Boa tarde Prezados,

Sou nova nesse mundo de blockchains, bitcoins e etc, contudo tenho grande interesse no tema e sede de conhecimento. Também vou realizar meu TCC sobre blockchain no mundo jurídico, estou no oitavo período do curso de Direito.

Willian, caso já tenha finalizado o seu TCC e possa me enviar o mesmo e os materiais utilizados, agradeceria imensamente. Assim como os demais usuários que tenham materiais para disponibilizar.
Já assisti os vídeos o JTayrone e os vídeos do Tiago e li a revista Cartórios com você, e estou cada vez mais animada com o tema.

Muito obrigada a todos.

1 curtida

Olá, meu tema de TCC também é esse! Vc conseguiu finalizar o seu?
Agradeço se puder responder

Você pode colher um bom material também na Revista CRIPTOMOEDAS e BLOCKCHAIN descomplicadas para Advogados V.1 n.1 - 2019. Uma revista sob a Coordenação de Amanda Lima.

Vários advogados contribuíram para a revista emitindo seus comentários sob diversos assuntos do tema. O interessante é que a visão é de advogados.

Meu TCC também é na área e aproveitei bastante a leitura. Boa sorte.