Será que existe um jeito do governo bloquear o blockchain?

Pergunta, será que existe um jeito do governo Bloquear a blockchain ? , por mais que eu ache que não tenha como . Outra pergunta, e outras cripitomoedas é uma boa escolha tambem como a Litecoin ?
Sou meio leigo no assunto

1 curtida

Olá Kaua, seja bem vindo!

  1. “será que existe um jeito do governo bloquear a blockchain, por mais que eu ache que não tenha como?”
    Tomando como base que estamos tratando do governo do Brasil e que o Blockchain em questão é do Bitcoin, a resposta simples e direta é não. Todavia não é uma questão absoluta, impossível ou que está no terreno do nunca. Existem tipos de Blockchains, como por exemplo os que são do tipo aberto (Blockchain do Bitcoin) ou fechados (Blockchain da IBM). A forma mais citada e conhecida para “desligar” todos os Blockchains abertos ou públicos, incluindo do Bitcoin, é desligar a internet. Num mundo sem internet não haverá Blockchains do tipo aberto. Já os Blockchains do tipo empresarial são vulneráveis. Uma ordem judicial poderá fechar este tipo de Blockchain, ou no mínimo, congelar seu funcionamento.


Print parcial retirado em 04/11/24 do site: Blockchain: a nova tecnologia para confiança | SAP

Como o Blockchain funciona na prática:

  1. “e outras criptomoedas é uma boa escolha também como a Litecoin?”
    Falando genéricamente sobre criptomoedas existem aspectos fundamentais que devem ser considerados na avaliação de uma criptomoeda. O Bitcoin é frequentemente citado como sinônimo de criptomoeda porque foi lançado primeiro. Para além desse pioneirismo, no último dia 31/10/24 foi comemorado o 16.º aniversário do lançamento do “white paper” do Bitcoin, uma espécie de “biblia”. Todo e qualquer criptomoeda que se preza é lançada com seu próprio “white paper”, mesmo que contenham platitudes. A busca do “white paper” de uma criptomoeda é o primeiro passo quando se olha para o universo das criptomoedas como um todo, onde já se perdeu a conta de quantas existem. A segunda é saber quem são e onde estão os seus criadores (exemplo: e se o criador do Litecoin for um “hacker” da Coreia do Norte?), quem programou, quem vai resolver os problemas que certamente vão surgir etc. Hoje, 04/11/24 o Bitcoin tem valor de mercado em torno de 1.3 trilhão de dólares que representa cerca de 60% do total de mercado dos prováveis milhões de criptomoedas existentes. O segundo lugar é ocupado pelo Ethereum que tem valor de mercado abaixo de 300 bilhões de dólares, ou seja, o segundo colocado vale menos de 4x o Bitcoin. O Litecoin ocupa a 20 posição nesse ranking valendo pouco mais de 5 bilhões de dólares. Se você tem 100 reais e não existe nada que te impeça de escolher entre Bitcoin, Ethereum, Tether, Binance e Solana para citar os 5 principais, por qual motivo você deixaria as principais de lado para escolher aquele que está na posição 20? Para quem está começando esta pergunta é básica. Para quem tem domínio de ferramentas de análise de mercado e um bom conhecimento do universo das criptomoedas existem outras questões que podem indicar a compra dessa ou daquela criptomoeda porque tem potencial de crescimento, é um bom projeto, seus criadores já provaram seu valor criando outros bons projetos etc. A pior decisão é aquela que nasce do sonho de multiplicar dinheiro em pouco tempo de um jeito fácil, que geralmente chega por indicação de terceiros. A lição mais importante para quem pretende ganhar (de verdade, ou seja, acumular ao longo do tempo) é justamente cuidar do contrário, ou seja, não perder. No mundo das criptomoedas, no geral, não existe SAC para ligar, reclamar ou cobrar. Cada um é banqueiro de si mesmo, num mundo onde não há Banco Central nem Governo para prestar socorro.

Para quem está começando recomendo o livro Mastering Bitcoin, link para baixar a versão em portugues abaixo:

Ranking das criptomoedas (existem outras disponíveis no Google):

Blockchain da IBM (do tipo fechado e centralizado):

“White paper” do Bitcoin em português:

Como o Bitcoin funciona?

obrigado pela resposta, acho que é uma boa investir na litecoin pelo que pesquisei foi criada em 2011 é descentralizada , e tem um intuito de complementar a btc, pelo que li no site deles, é um pouco mais barata pois tem 4x mais a quantidade de btc. Seria praticamente uma cópia com algumas mudanças,
Já chegou a valer muito e caiu o que eu acho muito estranho mas ainda sim vou pesquisar mais sobre

1 curtida

Esse é o ponto, pesquisar para entender o quanto puder para decidir/escolher bem, e mesmo assim os riscos sempre estão por perto.

  1. Para além das boas intenções dos projetos de criptomoedas (de todo tipo, desde preservar florestas até louvar Deus), no fim do dia, todos eles são criados e mantidos por pessoas, na grande maioria dos casos, que não conhecemos pessoalmente;

  2. Todos os projetos são baseados no Bitcoin, incluindo o Litecoin. E se dermos uma olhada no “white paper” ou no site de cada um, todos dizem que estão introduzindo “melhorias” e/ou “avanços” em relação ao original (Bitcoin). O que eu já li de gente que estudou muito mais a fundo o tema é que todos esses projetos que nasceram a partir do Bitcoin e que estão introduzindo melhorias são importantes para o próprio Bitcoin. Tudo que for implementado nos outros projetos e se provar confiável (seguro) e útil também pode ser trazido para o Bitcoin. Não querendo menosprezar todos os outros projetos, principalmente os que implementam bons avanços nos códigos, para quem prefere o Bitcoin, eles são bons “laboratórios de testes” da vida real brincando com o dinheiro, muitas vezes, dos incautos;

  3. A grande diferença, na minha opinião fundamental, numa comparação direta entre o Bitcoin e o Litecoin é que ninguém sabe quem é Satoshi Nakamoto (criador do Bitcoin) e todos sabem quem é Charlie Lee, o criador do Litecoin. O mesmo ocorre com o Ethereum, a segunda maior criptomoeda e aquela que implementa e vai implementar os maiores avanços e os mais bem sucedidos na indústria das criptomoedas, ela tem um rosto, de Vitalik Buterim. Ficando apenas nesses dois exemplos, e se um dia eles (batendo na madeira) sofrerem algum acidente, forem presos (como já ocorreu com outros criadores de criptomoedas) ou resolverem deixar o projeto para viver a vida ou criar um novo projeto, como já ocorreu “x” vezes antes dentro da indústria? Estima-se que o Bitcoin tenha mais de 40 desenvolvedores cuidando do sistema, o Litecoin não deve chegar a 5. Desde que nasceu o Bitcoin não sabe a identidade do seu criador e mesmo assim ele chegou onde está hoje.

  4. Quando se olha para ativos financeiros, possivelmente a primeira coisa que olhamos é o preço e/ou o seu valor. “Preço é o que se paga por um produto. Valor é o que o consumidor leva para casa”, segundo Warren Buffet. O preço é mais tangível (etiquetável). O valor tende a ser intangível (a mesma coisa pode ter mais ou menos valor para pessoas diferentes). Boas escolhas ou decisões tem que estar amparadas por fatores que vão além do preço, o valor de um ativo precisa ter relação com a realidade e na grande maioria das vezes, o mercado profissional sabe e isso reflete no preço. Sobre a valorização expressiva do Litcoin em 2021 se pesquisarmos no Google a valorização das principais criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, XRP etc. nos últimos 5 anos, a grande maioria, com exceção das criptomoedas teoricamente “lastreadas” vão mostrar um pico no preço em torno do ano de 2021, que foi na época da pandemia e houve uma valorização geral nos preços das criptomoedas e um dos supostos motivos para a queda em 2022 foi a falência da gigantesca corretora FTX, além do fato de existirem movimentos no mercado que são conhecidos por quem opera neles, como por exemplo o fenômeno da regressão à media, quando um ativo sobe muito quem comprou antes da subida vai vender para lucrar e com isso derruba o preço que volta para a média, não é certo, como nada é, mas ocorre com frequência. A FTX era uma grande Corretora de criptomoedas, e mesmo assim a falência de uma Corretora afetou os preços das criptomoedas, como outros fatores podem afetar. A proximidade de Elon Musk e Trump, entre outros fatores, deve ser o principal motor que está impulsionando os preços neste momento.


Imagem criada a partir de prints parciais retirados em 09 11 24 de: https://www.google.com/finance

  1. Em 2022 houve outra febre que girou bilhões de dólares no mercado cripto, foram as NFT’s (Non-Fungible Tokens) que poucos falam hoje em dia mas era o assunto principal no mundo das criptomoedas.

Não estimulamos nem desestimulamos a compra ou a venda de qualquer criptomoeda ou de outros ativos financeiros, sempre vamos estimular a pesquisa e o aprofundamento para que cada um tire as suas próprias conclusões.


Print parcial retirado em 09 11 24 de: O que é Litecoin? Como comprar, quais as vantagens, e sua previsão — guia completo