Por onde anda o criador do bitcoin Satoshi Nakamoto

A maioria das pessoas que tem curiosidade e faz alguma pesquisa sobre o bitcoin depara com uma questão: quem foi o criador desse “negócio” tão inovador e que tem tanto potencial? Todos os que se aventuram nesta pesquisa já sabem o pseudônimo: Satoshi Nakamoto. Existem várias teorias, suspeitas e pistas. Alguns indicam que é uma pessoa e outros, como eu, acreditam que trata-se de um grupo de pessoas. Já estudaram as postagens feitas pelo usuário Satoshi Nakamoto, seja avaliando algumas palavras específicas e vinculando a origem delas com a origem do autor como também pesquisaram os horários das postagens. Tudo para concluir que não é japonês e nem mora no Japão, como o próprio usuário Satoshi Nakamoto indicou no cadastro de usuários da P2P Foundation. E foi justamente neste site da P2P Foundation que ocorreu um fato inusitado envolvendo um brasileiro. Os usuários cadastrados no site da P2P Foundation tem uma página pessoal além de interagir no fórum do site. No dia 01 de dezembro de 2018 o brasileiro Fabio Tamanaha acessou a página pessoal do usuário Satoshi Nakamoto e postou uma mensagem escrita em japonês, que numa tradução livre significa: “pela primeira vez tenho o prazer de contactá-lo. Muito obrigado! Daqui do Brasil estou empenhado em aprender e divulgar o bitcoin”. Esta mensagem foi escrita como agradecimento pelo fato do usuário Satoshi Nakamoto ter aceito o usuário brasileiro Fabio como amigo em 29 de novembro de 2018. Fato é que desde 2014, quando literalmente o usuário Satoshi Nakamoto sumiu do mapa ele não tinha feito nenhuma manifestação conhecida pela comunidade. O que será que ocorreu para o usuário Satoshi Nakamoto ter dado sinal de vida? Fica o mistério no ar e o interessante é que envolve um brasileiro.

1 Curtida

Outra questão “interessante” ocorreu nos últimos dias com o nome/pseudônimo Satoshi Nakamoto envolvendo dois pedidos de direitos autorais sobre o “White Paper” do bitcoin. O primeiro foi feito por Craig Wright que costuma se apresentar como sendo o “verdadeiro” Satoshi Nakamoto. Outro pedido também feito junto ao órgão oficial do governo Americano sobre direitos autorias do “White Paper” partiu de uma pessoa com nome chinês de Wei Liu.

https://www.copyright.gov/press-media-info/press-updates.html?loclr=twcop

Por enquanto o que temos é Craig Wright processando quem diz que ele não é Satoshi Nakamoto.

A última notícia é que Satoshi Nakamoto lançou um livro, daqueles para colorir, esta em pré venda na Amazon, em inglês:

Temos mais um candidato a Satoshi Nakamoto, trata-se de Debo Jurgen Etienne Guido que afirma ser o único e verdadeiro autor do White paper e dono do endereço de e-mail "satoshi@gmx.com". Segue abaixo a declaração feita pelo suposto Satoshi:

Eita, apareceu mais um. Virou festa agora haha.
Enquanto não aparecer uma assinatura com a chave do bloco gênesis, é só mais barulho.
Tenho certeza que o verdadeiro Satoshi não vai querer aparecer tão cedo.

1 Curtida