Passo a passo do uso de BTC em Papers Wallets

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou buscando entender melhor como funciona, na prática, o uso e armazenamento de BTCs em paper wallets (ou outras cold wallets, se tiverem sugestões).

Sei que posso comprar BTC em uma exchange e enviá-los para a chave pública da minha paper wallet. Até aqui, tudo certo. Mas tenho algumas dúvidas sobre como movimentar esses BTCs utilizando a chave privada.

Para realizar transações, eu precisaria usar algum software conectado à blockchain, correto? Nesse caso, como funcionaria o troco? Como eu indicaria que o excedente da transação deveria retornar para um endereço público específico? (uma segunda paper wallet talvez?)

Além disso, pensando na segurança, uma vez que utilizei a chave privada em um software conectado à blockchain, é recomendável descartar a paper wallet e gerar outra?

Agradeço desde já pela ajuda!

Olá Darius.

Levando em consideração que você classificou a sua postagem na categoria iniciante vamos dar um passo para trás.
Hoje em dia as paper wallets não são tão populares. E como tudo que surge, tem seu momento de hype e depois de algum tempo não se torna popular, tudo que gira em torno dela não acompanha a evolução, as empresas fornecedoras já não dedicam tanto tempo para melhorar esse produto.
Deixo um vídeo abaixo sobre para o assunto para você avaliar, que responde a maioria das suas dúvidas e aponta vários riscos desse tipo de carteira.
Cada tipo de carteira digital de criptomoedas tem seus riscos, uns mais outros menos, mas todos tem risco. Exchanges e grandes investidores que tem dezenas, centenas e milhares de bitcoins, até onde eu sei, não usam paper wallets.
Caso você realmente esteja decidido, uma sugestão é procurar as paper wallets recomendadas pelas grandes exchanges indo no site delas. Sobre passo a passo existem vários vídeos e tutoriais disponíveis. Não me arrisco a indicar algum porque eu conheço pouco e não me parece viável para quem tem poucos bitcoins (exemplo: ter um PC exclusivo para criar paper wallet, não usar impressora sem fio, ter certeza que o PC não tem vírus, etc.) Por aqui recomendamos no máximo que se aloque o dinheiro da pinga ou perto de 1% do total de dindin disponível para investimentos.

Sobre cold wallets falamos um pouco sobre o assunto em outra postagem bem recente, cujo link deixo aqui embaixo, caso queira ver:

Um dos pontos mais importantes para quem entra no mundo das criptomoedas é o fato de cada um se tornar o único responsável pela guarda das criptomoedas. Este fator é ainda mais importante para quem pensa em manter os ativos a longo prazo. Até mesmo carteiras quentes e populares, daqueles que se instala num smartphone, podem encerrar suas atividades. Se o usuário não estiver atento poderá perder acesso, e num caso como esse, nem mesmo o uso das palavras de recuperação servirão para alguma coisa.