Duvida RELEVANTISSIMA

Galera tira uma duvida to me aprofundando total no BTC, fiz uma carteira fria pela blue wallet (sem conexão com a net) como ter certeza que a blue wallet não é algum tipo de scam ? pensei assim "se tem capacidade de receber BTC e encaminhar para corretoras é BTC de vdd, agora e as 24 palavras? sera que eles não tem acesso a cada chave gerada??? e se alguem conseguir explicar como se diz a uma criança COMO QUE ALGO SEM CONEXÃO CRIA UMA CONEXÃO NA REDE BTC??

Desde já agradeço as respostas

Olá, seja bem vindo!

Vamos por partes:

Galera tira uma duvida to me aprofundando total no BTC, fiz uma carteira fria pela blue wallet (sem conexão com a net) como ter certeza que a blue wallet não é algum tipo de scam ?

Eu não conheço a carteira digital da Blue Wallet, não sei como ela funciona e se é do tipo fria ou não, sendo que existem tipos diferentes de carteiras que são chamadas de frias. Tecnicamente falando o conceito de carteira fria implica no fato da carteira não estar online, ou seja, sem conexão com a internet. A principal e maior vantagem de uma carteira fria é manter as chaves protegidas contra acesso de terceiros.

A carteira digital mais conhecida é a Ledger (que se parece com um pen drive). No caso da Ledger, além do dispositivo físico propriamente dito, que é a carteira fria (sem conexão com a internet) onde ficam as chaves é preciso instalar um aplicativo complementar no PC ou Smartphone que não usa a chave que gera a assinatura e, portanto, pode ficar online sem expor sua carteira digital. Esse aplicativo serve exclusivamente para fazer a interface com o Blockchain via internet. O momento crítico de uma transação é a assinatura é feito off-line, no caso da Ledger.

Sobre a questão da Blue Wallet ser algum tipo de scam não sei se ela é ou não. O cuidado que se deve ter é com aplicativos falsos que são criados copiando características de uma carteira conhecida para enganar os incautos.

Obs.: Se uma carteira digital estiver instalada num smartphone a carteira não será do tipo fria. Ela será fria apenas se o chip for retirado. No momento em se põe um chip válido ela deixa de ser uma carteira fria.

"se tem capacidade de receber BTC e encaminhar para corretoras é BTC de vdd

Uma carteira falsa pode mostrar dados falsos apenas para induzir o usuário a erro. Os bitcoins não viajam de um lugar para outro. Os bitcoins não se movem da carteira digital para uma Corretora e nem da Corretora para a carteira do cliente que a comprou. Os bitcoins nascem e vivem única e exclusivamente dentro do Blockchain, onde também ficam as contas de cada usuário com os seus respectivos saldos. Quando alguém transfere bitcoins para outra pessoa o que acontece é um simples movimento contábil, débito na conta de alguém e crédito na conta da outra pessoa, tudo dentro do Blockchain. Os bitcoins verdadeiros estão todos lá dentro do Blockchain, esse é o único lugar onde se pode constatar se são legítimos ou não.

as 24 palavras? sera que eles não tem acesso a cada chave gerada???

A principal finalidade da sequência de palavras que podem variar de 12 até 24 é restaurar uma carteira em caso de perda, roubo ou quebra do equipamento onde a carteira estava instalada. Cada fornecedor de aplicativo de carteira digital cria seu próprio programa para geração dessa lista de palavras e elas existem tanto para as carteiras frias como para as outras. Se por acaso a desconfiança com relação as palavras chaves está no fato de se pensar que elas são escolhidas aleatoriamente não há motivo para isso. Para você ficar um pouco preocupado essa lista é criada a partir de uma lista predefinida de 2048 palavras, que são públicas (começa com abandon, ability, able, about, above, absent e vai por aí). Mas as chances de uma lista com nomes iguais ser fornecida para dois usuários é praticamente impossível se o fornecedor usou corretamente a criptografia de 256 bits para gerar a lista da sua carteira, é a mesma usada na criação das chaves. Para evitar dor de cabeça não devemos deixar a lista em qualquer dispositivo conectado à internet. Mesmo anotada num papel corre-se o risco de perder esse papel ou de molhar.

COMO QUE ALGO SEM CONEXÃO CRIA UMA CONEXÃO NA REDE BTC??

Talvez possa ter surgido alguma dúvida com relação a um ponto específico do bitcoin que é a questão do servidor centralizado versus rede aberta e descentralizada do bitcoin. Sempre que alguém instala os programas do bitcoin (não é o programa da carteira digital) para se tornar um ponto da rede (chamado de nó) ele conecta o proprio PC dele com a rede do bitcoin. Alguns dizem que uma rede do tipo P2P roda numa espécie de segunda camada da internet.

Nas redes centralizadas um ou mais servidores centralizados são acessados pelos usuários. Exemplo: Bancos, Lojas, etc. A rede Bitcoin é do tipo descentralizado (P2P – Peer to Peer ou ponto a ponto ou de PC para PC), ou seja, não tem servidores específicos ou centralizados processando as transações e guardando os saldos em um ou mais equipamentos. No caso do Bitcoin, que é uma rede do tipo aberta, qualquer pessoa pode se tornar um servidor ou ponto da rede (nó da rede) bastando instalar os programas disponíveis publicamente. Quem faz isso se torna uma espécie de fornecedor de infraestrutura para a rede disponibilizando seu PC para guardar dados que são atualizados a cada 10 minutos em média. Esses dados são cópias do Blockchain e são distribuídos igualmente entre todos os nós/pontos da rede que se dispõe a fazer essa guarda. Uma empresa fornecedora de aplicativos do tipo carteira digital precisa ter um acesso a rede e para isso ela tem que ser um nó da rede P2P do Bitcoin. É desta forma que a carteira digital criada por esta empresa se conecta com o Blockchain, para mostrar o saldo ou para enviar transações ou receber créditos.

Talvez a dúvida sobre algo sem conexão criar uma conexão tenha sido respondida lá no começo com o exemplo da carteira fria da Ledger, que gera a chave off-line e a transação é enviada pelo aplicativo complementar que fica online. Ou talvez a dúvida tenha sido respondida separando os tipos de rede (centralizada ou descentralizada).

Obs.: Para entender o Bitcoin é importante dedicar algum tempo para aprender sobre o funcionamento do Blockchain, para evitar achismos e desconfianças na parte que não está visível para usuários comuns. É dentro do Blockchain que tudo acontece de forma confiável e permanente.

LINKS SUGERIDOS:

Para quem está começando:

Outras fontes de consulta:

Carteira fria Ledger:

Lista de palavras para recuperação de acesso:

Sobre rede P2P descentralizada:

Onde estão os bitcoins:

Sobre as chaves:

Sobre Blockchain: