O Twitter Nas Mãos de Elon Musk

Não é novidade para a maioria que finalmente o bilionário criador dos carros elétricos Tesla e da empresa de foguetes SpaceX entre outras atividades colocou as duas mãos no Twitter pagando aproximadamente 44 bilhões de dólares pelo controle do aplicativo.

Musk chega na sede twitter com pia
Imagem retirada em 03/11/2022 de: Musk visita sede do Twitter carregando uma pia às vésperas de conclusão de acordo - 26/10/2022 - Mercado - Folha

Além do fato de ter chegado todo sorridente na sede do Twitter carregando uma pia de lavar as mãos e da demissão de todos os diretores talvez o passo mais crítico seja a futura intenção de cobrar mensalmente um pagamento dos usuários com selo de verificado.


Imagem retirada em 03/11/2022 de: Elon Musk demite todos os conselheiros do Twitter - Forbes

Já existia um plano mensal que custava em torno de 5 dólares. A intenção inicial do novo manda chuva era cobrar 20 dólares. A última proposta é cobrar 8 dólares mensais.


Imagem retirada em 03/11/2022 de: Selo azul do Twitter custará US$ 8 por mês, diz Elon Musk

De acordo com reportagem publicada no site valorinveste e com base em dados do ano de 2021 existiam no ano passado mais de 200 milhões de usuários monetizáveis, sendo quase 40 milhões só nos EUA.


Imagem retirada em 03/11/2022 de: Twitter pago? Elon Musk quer cobrar US$ 8 de 'assinatura' nos perfis verificados | Empresas | Valor Investe

Fizemos algumas continhas com os dados da reportagem acima lembrando que o controle do Twitter custou cerca de 44 bilhões de dólares.

É claro que manter um aplicativo como o Twitter no ar não é barato. Mas os números de uma possível/eventual receita com a cobrança de valores “quase” simbólicos para quem tem renda de país desenvolvido pode gerar uma receita milionária ou até bilionária. Se Musk conseguir e ele não é alguém que desiste fácil, terá mostrado aos donos anteriores o quanto eles deixaram escapar das mãos.

Se a proposta inicial de 20 dólares vingasse teoricamente entrariam para os cofres do Twitter mais de 4 bilhões de dólares mensalmente. Com 8 dólares mensais teoricamente a receita gira na casa dos 1.8 bilhões de dólares mensais. Em Reais na hipótese teórica seriam cerca de 22 bilhões e quase 9 bilhões mensais. Lembrando que possivelmente e atualmente a maior receita do aplicativo deve ser gerada por anúncios.

Atualização: 04/11/2022


Imagem montada com print retirado em 04/11/2022 do site: Funcionários processam Twitter após serem informados sobre demissões em massa

Segundo publicação acima no site da CNN Brasil todos os 7.500 funcionários do Twitter receberam um aviso para ficar em casa no dia de hoje, 04/11/2022 (sexta feira) aguardando um de dois comunicados: demissão ou não. Tudo fechado na sede e acesso a sistemas críticos totalmente bloqueado, certamente algumas pessoas da inteira confiança de Musk estão controlando os sistemas porque não dá para deixar nenhum sistema sem gestão/acompanhamento/manutenção. De acordo com a notícia Musk deve reduzir pela metade a quantidade de funcionários do Twitter, ou seja, cerca de 3.800 pessoas começam a próxima semana desempregados.

1 curtida

Pouco depois da metade do mês de novembro de 2022 o novo dono do Twitter Elon Musk continua “causando” e o que vai acontecer mais pra frente é incerto. O certo é que aparentemente Elon tinha desistido de comprar o Twitter ou blefou fazendo uma oferta de 44 bilhões de dólares e no fim acabou sendo “obrigado” a honrar sua proposta por causa de uma decisão judicial. Os donos anteriores foram à justiça e exigiram que Musk honrasse sua proposta, a justiça atendeu, Elon ficou com o Twitter na mão e terminou tendo que desembolsar os 44 bilhões de dólares.


Imagem retirada em 18/11/22 de: Elon Musk: Twitter surpreende funcionários com fechamento temporário de escritórios - BBC News Brasil


Imagem de pesquisa feita no Google em 18/11/22: https://www.google.com


Imagem retirada do Twitter, um dos últimos posts do Elon Musk em 18/11/2022: https://twitter.com/elonmusk?lang=pt

Musk para uma pessoa com o poder que tem, tem sido uma grande decepção.

Fez descaso com o COVID, brincou com o mercado das criptos e agora está estragando uma das maiores redes sociais que existe. Detalhe, para uma pessoa tão ligada às inovações tecnológicas, essa nova pegada de “trabalhar até cansar ou rua” que está adotando no Twitter vai totalmente contra um processo de evolução sobre melhores condições de trabalho e ambientes mais produtivos.

Há quem o defenda só por que se trata do homem mais rico do mundo. Acreditam que todas as suas decisões seriam super inteligentes, afinal “ele soube fazer mais de 100 bilhões”, mas pessoas como Eike Batista, Donald Trump e agora o CEO da FTX, dentre tantos outros, já nos dão uma boa referência histórica de que bilionários também podem tomar decisões bem estúpidas.

1 curtida