No dia 01 de julho de 2024, sete meses atrás, publicamos esta postagem sobre Inteligência Artificial. Como não temos bola de cristal, o título trazia as palavras “pode ser”. A postagem nasceu com base num paper sobre alocação de investimentos do Banco Goldman Sachs que entre outros especialistas ouviu Daron Acemoglu que poucos meses depois ganhou o Nobel de Economia. Entre o otimismo acelerado que a gigantesca alocação de recursos na área de IA estava comprovando e o ceticismo de parte dos especialistas ouvidos pelo banco ficou a dúvida quanto ao verdadeiro potencial das IA’s. Não estamos aqui para contestar ou negar a real capacidade de evolução que as IA’s estão colocando na mesa para toda a humanidade. Isso é fato, o hype é real e negar isso seria loucura. A questão central nesse caso é a dificuldade para definir qual é o limite e quanto mais se ultrapassa esse limite maiores serão as chances de um tombo. A queda chegou pertinho dos 600 bilhões de dólares apenas no caso da Nvidia, tombo que transformado para a nossa moeda representa algo perto dos 3.5 trilhão de reais.
Imagem parcial retirada em 30 01 25 de: Nvidia perde US$ 598 bi em valor, maior queda para uma única ação na história
Nassim Taleb que foi um grande entusiasta do Bitcoin que depois mudou de lado e passou a criticar o Bitcoin apareceu depois do furacão DeepSeek para dizer que ele enxerga um otimismo exagerado sobre as IA’s. Para Taleb estamos no começo de um rearranjo no mercado.
Print parcial retirado em 30 01 25 e onde a notícia completa pode ser acessada:
Se a queridinha do momento é a Chinesa DeepSeek já pode colocar as barbas de molho. Como tudo que nasce e cresce muito rapidamente já surgiram falhas, consideradas graves por quem é do meio da tecnologia. Portanto, como sempre ensinaram nossos avós, muita calma nessa hora antes de sair usando tudo que aparece. Quanto mais tempo estiver disponível e sendo bastante usado maiores serão as chances do produto ou sistema já ter sido bastante testado.
Print parcial em 30 01 25 e onde a materia completa pode ser consultada: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/402046-deepseek-brecha-de-seguranca-expos-milhoes-de-dados-sensiveis-de-ia-chinesa.htm