Fundação - Isaac Asimov

As primeiras linhas da trilogia Fundação foram escritas lá no começo dos anos 1940. Eu particularmente tive a felicidade de ler a trilogia Fundação e mais uns 15 livros do Asimov. Eu gosto da sequência de livros do Asimov sobre robôs que corre meio que em paralelo e se mistura com a história da Fundação. Asimov é o criador das 3 leis da robótica e já teve uns 2 ou 3 livros transformados em filme. O Homem Bicentenário é um deles, estrelado por Robin Williams e o outro é Eu, Robô com Will Smith. Possivelmente em setembro a Apple deve lançar o seriado Fundação. É uma questão pessoal mas tem gente que curte e tem gente que não curte adaptação de obras literárias para a telona. Parece que o seriado da Apple TV já despertou a ira dos fãs de Asimov, eu vou esperar ao invés de me decepcionar logo de cara vendo os trailers.
Se você curte livros ou histórias de ficção científica e ainda não leu fica a dica…

Trailer da Apple TV:

Se vai ler o livro talvez seja melhor não ver este artigo:

1 curtida

Uma análise que traz alguns pontos que eu não tinha percebido antes.

1 curtida

Nunca tinha ouvido falar, mas vai entrar pra minha lista de próximas leituras.

Recomendo, caso não tenha lido, a obra Admirável Mundo Novo. Trata-se de uma ficção futurista escrita na década de 30! O autor narra uma realidade distópica, onde mundo praticamente obriga as pessoas a serem felizes e reprimem os que escolhem ter sentimentos humanos considerados primitivos como amar, chorar, sofrer.

Outra leitura muito boa mesmo, agora mais realista, são os livros de Yuval Harari: Sapiens, 21 Lições para o Século XXI e Homo Deus. Aqui Yuval traz reflexões sobre passado, presente e futuro, com choques de epifania que trazem um impacto tão grande quanto acordar sair da Matrix :joy:

Dentre outras coisas, ele nos evidencia como nós Sapiens já estamos pouco a pouco transitando para uma raça inorgânica, seja através de próteses e implantes que de alguma forma nos traz um tipo de upgrade, seja pelo fato de já termos criado do smartphone um apêndice externo do nosso corpo, ou até msm pelo fato de que já delegamos, sem reparar, nossas opções de escolhas aos algorítmos que nos induzem a comprar, ver determinados assuntos, ou até mesmo escolher sem pensar o caminho que vamos usar pra ir a algum lugar. O próprio mundo virtual conectado 24 horas está nos tornando um gigante organismo cibernético vivo.

1 curtida

O livro Admirável Mundo Novo eu li há muito tempo atrás, já entregando minha velhice e já pensei em reler novamente. Sou fã do Asimov e já devo ter lido uns 15 ou mais livros dele. A narrativa do Asimov não é centrada em personagens humanos e sim na própria história ao contrário de histórias como a do 007 James Bond que centraliza o universo em torno de um personagem.
Matrix, o primeiro filme, foi um dos que me impactou bastante a ponto de ter lido dois livros específicos sobre Matrix. Essa menção ao filme até me deu uma ideia sobre um texto que já estava em andamento e que eu publiquei hoje.
Abç.

1 curtida