Feliz Natal e Bom Ano Novo

Neste final de ano o Bitcoin anda patinando na casa dos 80 mil dólares, mas durante o ano o preço chegou a superar a casa dos 125 mil dólares no início do mês de outubro. Venhamos e convenhamos que é uma bela queda, a queda é incontestável e tem dois lados. É dolorosa para quem pensa no curto prazo e não assusta quem olha para o longo prazo.

Em termos gerais o mercado brasileiro de criptomoedas segue sendo dominado pelo Tether (USDT) superando de longe o Bitcoin que é a segunda criptomoeda mais negociada pelos brasileiros.

Neste ano também registramos por aqui a presença de Bitcoins na composição das reservas monetárias de países como EUA, China e Reino Unido. Depois das pessoas físicas e das empresas vieram os investidores institucionais e agora, fechando o ciclo estamos vendo grandes países incluírem o Bitcoin nas suas respectivas reservas internacionais.

Outro tema que esteve na mesa e andou bem quente foi o debate sobre a Inteligência Artificial, seus benefícios e do outro lado seus custos. A discussão gira essencialmente sobre o hype em torno das IA’s estar no fio da navalha, talvez alimentando perigosamente uma possível bolha. Os valores investidos em IA são trilionários e há quem duvide do potencial de retorno de tantos recursos alocados em IA.

Este ano também foi marcado pela inédita ascensão de um Papa americano, Robert Francis Prevost, pela presença da bandeira pirata que é marca registrada do mangá (quadrinho) One Piece aparecendo em várias manifestações pelo mundo. A Guerra segue na Ucrânia, houve cessar fogo em Gaza e Trump tenta desalojar Maduro do poder.

O ano de 2026 promete ser interessante, teremos eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Sobre este aspecto em particular que envolve um olhar sem viés e sem tomar partido sobre a política deixo mais abaixo um link para uma postagem que eu fiz em novembro de 2024, cerca de um ano atrás onde faço uma breve reflexão sobre o tema com uma modesta recomendação para evitar decisões que possam causar grande impacto em nossas vidas justamente em momentos que podem ser bastante turbulentos.

O Natal está quase entrando pela porta por onde o ano de 2025 que está de malas prontas para partir vai sair. Enquanto o ano de 2026 já está na estrada e chegará em alguns dias. Chegadas e partidas nos leva para a música Encontros e Despedidas de Milton Nascimento e Fernando Brant que foi originalmente lançada por Milton Nascimento em 1985.

É tempo de tomar umas, mas como eu não bebo nada alcóolico “…. é verdade este bilete …” no lugar de champanhe francesa deixo de brinde uma música francesa chamada Derniers Baisers (últimos beijos) cantada pela cantora vietnamita Thuỳ Dung. É uma versão francesa da música inglesa Sealed With a Kiss lançada originalmente em 1960 que foi escrita e composta por Peter Udell e Gary Geld com letra em francês de Pierre Saka. Um mix que mistura lingua inglesa, francesa e cantora vietnamita com praia, verão e ano novo.

Como é de praxe, vamos ficar alguns dias em “off” por aqui a não ser que aconteça algo muito extraordinário no mundinho cripto. Caso contrário, se o mundo não acabar estaremos de volta no ano que vem.

Feliz Natal e Bom Ano Novo, na medida do possível, para todos!