Dúvida na formação de blocos por mineradores

Eu vi que quando voce faz a transação na sua carteira ela vai para a menpool de algum node, que por sua vez propaga a transação não confirmada para rede certo? dai algum minerador vai pegar ela para formar um bloco.

O que me leva a dúvida:

Leva a mesma dificuldade/tempo para minerar um bloco de 1 transação comparado a um bloco de 999 transações por que se esse for o caso ai o minerador ia tentaria por o maximo de transações no bloco possiveis para ganhar mais taxas de mineração se limitando ao limite de 1mb.

Obrigado.

Olá Style, seja bem vindo!
Os nodes ou nós da rede Bitoin, por exemplo, são divididos em categorias. Qualquer um pode baixar o programa do Bitcoin e instalar no seu PC para se tornar um nó ou node do Bitcoin. Quem propaga as transações na rede são os “full validating nodes” que também fazem as validações do novos blocos. Os mineradores também são considerados nós da rede porque estão o tempo todo ligados nela, pelo menos teoricamente.
Sobre a questão da dificuldade existe a dificuldade que é “administrada” pelo próprio sistema que varia de acordo com a capacidade de processamento da rede, ou seja, se existirem muitos mineradores a dificuldade aumenta e se por acaso existirem apenas meia dúzia de PC’s velhos minerando a dificuldade cai para que seja mantido a média de 10 minutos por bloco minerado. Neste sentido não entendi bem a sua dúvida. Além disso a taxa de mineração não é fixa, pode depender do valor da transação e se não me engano é possível inserir um valor de taxa maior para que a sua transação seja agilizada.
Como existe a questão da corrida contra o relógio para minerar o próximo bloco os mineradores precisam considerar mais de uma variável. Se você ficar olhando a geração de novos blocos vai notar que algumas vezes um bloco é minerado em 10 minutos e 2 ou 3 minutos depois outro bloco já é minerado e validado. Me parece que esse bloco minerado em pouco tempo já está meio que pronto esperando apenas que outro bloco seja validado para que ele seja liberado logo em seguida.

Obrigado pela resposta,

isso que você disse eu tinha entendido o meu questionamento é o minerador na hora de pegar as transações do men poll poderia fazer um bloco de 4 transcoes ou um de 99 transacoes eu queria saber se é a mesma dificuldade de minerar o bloco independente de quantas transacoes tem dentro por que se esse for o caso ele tem um incentivo para tentar minerar o maximo de transcoes possiveis por bloco para tentar conseguir mais taxas pelo mesmo esforço.

“queria confirmar isso pois sempre a galera fala aos mineradore pegam as taxas que pagam mais alto para forma o bloco,” mas eles pegam todas possiveis até o limite de 1 mega? isso so faz sentido se for o mesmo esforço de minerar poucas ou muitas transcoes, pois caso contrario eu faria um bloco com apenas 5 transações mais cara e mineraria mais rapdo.

1 curtida

Creio que essa dificuldade não aumente com o número de transações.

No sistema SHA-256, se vc pegar um texto de 1 linha ou um texto contento uma página inteira, ele levará o mesmo tempo para criptografar essas informações e gerar o hash apropriado. O que realmente dá trabalho ao minerador é a dificuldade pré estabelecida para encontrar o hash iniciado com tantos zeros. Quanto mais zeros tiver no início do hash, mais difícil será.

1 curtida

Eu também tava achando isso, Obrigado.

1 curtida

Sobre este assunto preparei uma resposta que acabou ficando muito extensa e por causa disso decidi publicar como uma nova postagem com alguns acréscimos. Acredito que este tipo de dúvida também pode ser de outras pessoas.

1 curtida

Boa questão.

Resposta simples:

  • Sim, bloco vazio e bloco cheio leva em média o mesmo tempo para minerar, pois o procedimento de hashing é feito somente no cabeçalho do bloco, e o tamanho do cabeçalho independe da quantidade de transações que estão dentro do bloco.

Resposta mais elaborada:

  • Dentro do cabeçalho há um hash específico que é o “merkle tree root”, que funciona como uma impressão digital de todas as transações naquele bloco. O processo de criar esta merkle tree varia conforme a quantidade de dados que precisam ser organizados, ou seja, o número de transações. Quanto menos transações, menos dispendioso é o processo de gerar este hash, portanto mais rápido. Porém este processo é feito somente uma vez no processo de mineração de um dado bloco, e em geral representa uma parcela de tempo pequena no processo, portanto é possível dizer que daria para quase assumir que é desprezível no calculo de tempo para minerar o bloco.

Para entender melhor a merkle tree: Merkle Root (Cryptocurrency) Definition

2 curtidas