Montagem dos blocos pelos mineradores

Existe um parâmetro definido no algoritmo do sistema que ajusta o tempo médio de mineração de um bloco em cerca de 10 minutos. Esse parâmetro é recalibrado em questão de semanas aumentando ou diminuindo a dificuldade de mineração de acordo com a força computacional que está sendo alocada para a tarefa de mineração. Sendo assim, caso os mineradores tenham a péssima ideia de minerar novos blocos apenas com 2 ou 3 transações em poucas semanas o sistema vai recalibrar a dificuldade para que o tempo médio gasto para minerar 2 ou 3 transações demore os mesmos 10 minutos que demora atualmente para minerar 1.5 ou 2 mil transações. Vale lembrar que o maior custo envolvido na mineração é o da energia. Mineradores do bitcoin estão nesse negócio pensando no longo prazo. Voltando no tempo, imagine quantos bitcoins os mineradores teriam deixado para trás (deixado de ganhar) se fosse possível se dar bem minerando 2 ou 3 transações a cada 10 minutos quando poderiam minerar 2 mil transações e gerar muitos satoshis a mais tendo o mesmo custo já que o processo sempre vai demorar em média cerca de 10 minutos? Imagine 1, 2, 3, 4 ou 5 anos minerando 2 ou 3 transações por blocos a cada 10 minutos em média quando você poderia minerar 2 mil e gerar muitos satoshis a mais?
Pensando no longo prazo, hoje em dia são geradas em média cerca de 277 mil transações no sistema bitcoin. Se fosse viável (não é) minerar 2 ou 3 transações por bloco (lembrando que o sistema vai jogar o tempo médio de mineração sempre para um tempo médio de 10 minutos) teríamos cerca de 20 blocos por hora sendo processados ou menos de 500 a cada 24 horas. Ou seja, entram 277 mil e saem 500. Quanto tempo um sistema como esse que não processa nem 0,01% das transações vai durar? Qual usuário iria esperar dias, semanas ou meses até que uma transferência seja processada sabendo que outros blockchains processam em poucos minutos? Mesmo que existisse apenas o bitcoin não seria viável. No outro post você questionou o custo e neste post, indiretamente está “incentivando” os usuários com mais pressa a pagarem mais para terem suas transações processadas mais rapidamente. Quanto tempo você acha que o bitcoin teria durado se os mineradores tivessem adotado essa prática. Possivelmente você nem teria se interessado neste assunto porque ele teria morrido há muito tempo e ninguém se lembraria dele a não ser para falar de projetos mal-sucedidos.
Mesmo assim existem situações em que são criados blocos vazios, apenas e tão somente com a transação que gera o pagamento da remuneração pelo bloco minerado. Já tratamos sobre esse assunto por aqui e também tratamos recentemente sobre essa questão de minerar poucas transações. Pode te ajudar na sua caminhada de aprendizado.

1 curtida