Montagem dos blocos pelos mineradores

Olá,

Após me aprofundar no sistema de criptografia do bitcoin como um todo (arq com muita informação https://bitcoinbook.info/wp-content/translations/pt_BR/book.pdf) ainda fiquei pensativo sobre a montagem dos blocos a serem minerados. (pág 35)

Os mineradores escolhem as transações que estão na mempool aguardando um próximo bloco pelas maiores taxas a serem pagas, que sejam com alta prioridade e que possuam “poucos inputs” na transferência, deixando o registro contábil da transferência menor comparado a outros que tenham muitos inputs. (pág 197)

Sendo assim, o total de transferências desse bloco montado pelo minerador talvez seja diferente dos blocos montados por outros mineradores, pois eles podem ter escolhido outras transferências da pool.

Como a criptografia é aplicada com base nos dados das transferências, bem como seus cabeçalhos, o hash resultante de cada minerador desses que citei acima pode ser diferente, e mesmo assim, ser a sequência verdadeira para ser adicionada a corrente. (e após isso, segue o fluxo normal para encontrar o filho do bloco, neto, bisneto … assegurado pelo “flooding” da rede).

Portanto, não seria mais rentável para eles adicionar o mínimo possível de transações ao bloco (2 transações por exemplo), assim, teoricamente, o desafio computacional seria um pouco mais leve que desafios com blocos com muitas transações, e assim o minerador tem mais chance de receber a quantia da rede (atualmente 6,25). (notando que os valores das taxas são os menores ganhos a serem recebidos quando um bloco é unido a rede… a maior parte é o pagamento da rede mesmo).

Faz sentido agilizar a corrida de criptografia de acordo com o peso em kb dos dados das transações? Ou nada a ver kkk

Estudar essa área é simplesmente incrível!!

1 curtida

Existe um parâmetro definido no algoritmo do sistema que ajusta o tempo médio de mineração de um bloco em cerca de 10 minutos. Esse parâmetro é recalibrado em questão de semanas aumentando ou diminuindo a dificuldade de mineração de acordo com a força computacional que está sendo alocada para a tarefa de mineração. Sendo assim, caso os mineradores tenham a péssima ideia de minerar novos blocos apenas com 2 ou 3 transações em poucas semanas o sistema vai recalibrar a dificuldade para que o tempo médio gasto para minerar 2 ou 3 transações demore os mesmos 10 minutos que demora atualmente para minerar 1.5 ou 2 mil transações. Vale lembrar que o maior custo envolvido na mineração é o da energia. Mineradores do bitcoin estão nesse negócio pensando no longo prazo. Voltando no tempo, imagine quantos bitcoins os mineradores teriam deixado para trás (deixado de ganhar) se fosse possível se dar bem minerando 2 ou 3 transações a cada 10 minutos quando poderiam minerar 2 mil transações e gerar muitos satoshis a mais tendo o mesmo custo já que o processo sempre vai demorar em média cerca de 10 minutos? Imagine 1, 2, 3, 4 ou 5 anos minerando 2 ou 3 transações por blocos a cada 10 minutos em média quando você poderia minerar 2 mil e gerar muitos satoshis a mais?
Pensando no longo prazo, hoje em dia são geradas em média cerca de 277 mil transações no sistema bitcoin. Se fosse viável (não é) minerar 2 ou 3 transações por bloco (lembrando que o sistema vai jogar o tempo médio de mineração sempre para um tempo médio de 10 minutos) teríamos cerca de 20 blocos por hora sendo processados ou menos de 500 a cada 24 horas. Ou seja, entram 277 mil e saem 500. Quanto tempo um sistema como esse que não processa nem 0,01% das transações vai durar? Qual usuário iria esperar dias, semanas ou meses até que uma transferência seja processada sabendo que outros blockchains processam em poucos minutos? Mesmo que existisse apenas o bitcoin não seria viável. No outro post você questionou o custo e neste post, indiretamente está “incentivando” os usuários com mais pressa a pagarem mais para terem suas transações processadas mais rapidamente. Quanto tempo você acha que o bitcoin teria durado se os mineradores tivessem adotado essa prática. Possivelmente você nem teria se interessado neste assunto porque ele teria morrido há muito tempo e ninguém se lembraria dele a não ser para falar de projetos mal-sucedidos.
Mesmo assim existem situações em que são criados blocos vazios, apenas e tão somente com a transação que gera o pagamento da remuneração pelo bloco minerado. Já tratamos sobre esse assunto por aqui e também tratamos recentemente sobre essa questão de minerar poucas transações. Pode te ajudar na sua caminhada de aprendizado.

1 curtida

Perfeito Cecilio, entendido a questão que os 10min de mineração são já pré-definidos e a quantidade de transações no bloco não interfere diretamente no desafio criptográfico, deixando-o mais fácil ou mais difícil, pois o hash é executado em relação ao cabeçalho, e não no “corpo que registra as transações”.

Obrigado!

2 curtidas