Dez Fatos Surpreendentes (ou nem tanto) sobre o Bitcoin

Vamos por partes…

No fundo as moedas digitais fiat de quase nada tem a ver com as moedas cripto certo?

Na realidade, além de não ter nada a ver, as criptomoedas têm como principal fundamento o fato de serem criadas e lançadas por pessoas ou empresas privadas enquanto as moedas chamadas de fiat incluindo as CBDC são emitidas e controladas por governos. As moedas emitidas e controladas pelos governos têm o que se chama de “curso forçado”, ou seja, além de obrigar o uso do dinheiro oficial a lei proíbe o uso de outras moedas. Art. 1. Do Decreto 867/69: “São nulos de pleno direito os contratos, títulos e quaisquer documentos, bem como as obrigações que exequíveis no Brasil, estipulem pagamento em ouro, em moeda estrangeira, ou, por alguma forma, restrinjam ou recusem, nos seus efeitos o curso legal do cruzeiro”. Por outro lado o uso e aceitação das criptomoedas depende única e exclusivamente do interesse e da vontade de cada um, ninguém obriga ninguém a aceita-las. O que os governos tentam fazer é encontrar alguma forma de controlar seu uso ou circulação através de leis, normas e regulamentos, como acontece com a Receita Federal que exige a declaração da quantidade de bitcoins e outras criptomoedas em posse do declarante.

A propósito a palavra fiat vem do latim confiança. E para tornarem-se mais confiáveis algumas criptomoedas são criadas com “lastro” em metais preciosos (ouro), comodities (petróleo), minerais (urânio), dinheiro fiat (dólar, euro etc.). Alguns lastros são diversificados juntando várias moedas, vários metais preciosos etc. Já postei por aqui uma criptomoeda com lastro na fé, dando direito a um lugar no céu e não é brincadeira.

Essas moedas do governo, além de centralizadas, também não se utilizam da mineração, ou seja, não funcionam a base de blockchain .

Exatamente. O Bitcoin enquanto sistema trouxe várias inovações, mas duas delas são reveladoras da genialidade do(s) criador(es). Um é a impossibilidade de copiar (praticamente tudo que é digital pode ser copiado: textos, fotos, imagens, planilhas, softwares etc.) mas mesmo sendo digital, bitcoin não pode ser copiado. A outra inovação é a eliminação do intermediário garantidor do ecossistema. No caso da moeda fiat é o governo que garante seu valor. No caso de uma assinatura num contrato é o cartório reconhecendo a firma. No caso da transferência de dinheiro de uma conta para outra é o banco que garante. Esses intermediários como banco central e bancos privados foram eliminados através da criação de um sistema baseado numa rede ponto a ponto (P2P) sem necessidade de um servidor central como é o caso do Facebook que saiu do ar e deixou muita gente na mão. No caso do Bitcoin ele só sai do ar se todos os computadores rodando o programa do bitcoin core saiam do ar (possivelmente toda a internet estará fora do ar). Se existir pelo menos um PC rodando o programa ele estará vivo. Esse é outro motivo pelo qual o Bitcoin roda 24/7, ou seja, não dorme nem descansa um minuto sequer desde que foi criado. Como são milhares de máquinas rodando a saída de uma centena delas implica em alguns reajustes já previstos pelo sistema como diminuir a dificuldade da mineração para que tudo continue funcionando.

A resistência do establishment diante desta inovação é tão grande que durante muito tempo eles chamavam Blockchain de DLT Distributed Ledger Technology, veja abaixo um estudo feito por técnicos do Banco Central Brasileiro sobre esse assunto em 2017:

Não sei muita coisa técnica sobre o CBDC brasileiro (nem de outros países…) mas até onde eu sei não vai ser baseado num Blockchain. O sistema financeiro brasileiro tem uma estrutura enorme e que já é interligada tendo o BC como controlador do sistema e acho que vai ser em cima desse conceito. Não é impossível ou proibido porque pode ser criado um Blockchain privado ou fechado com acesso controlado.

Postei alguma coisa a respeito:

CBDC - A Digitalização do Real - Notícias - TriboCrypto

Outro motivo para digitalizar, além de facilitar o controle (fica fácil bloquear todo o seu dinheiro se ele é totalmente digital) é economizar na emissão de dinheiro que não é pouco:

90 Bi Para Fabricar Reais? Esclarecendo Números que Confundem - Notícias - TriboCrypto

Não é fácil nem barato cuidar de dinheiro físico. Mais de 1 bi por ano é destinado para gestão do meio circulante pelo Banco Central:


Imagem retirada de: https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/encargosmecir/Boletim%20OAM%20abril-junho.pdf