Bem-vindos à TriboCrypto (comece por aqui)

TriboCrypto é uma comunidade formada por iniciantes e experts para promover discussões de valor sobre criptomoedas.

Seja bem-vindo à TriboCrypto.

Nosso lema é simples: Tempo é valor, portanto não desperdice o tempo dos outros.

Atenção: Esta comunidade é moderada!

A blockchain se auto-regula porque tem regras bem definidas. Aqui nós também temos, então pedimos que leia todo este tópico antes de prosseguir.

São bem vindos na Tribo:

  • iniciantes que desejam entender o que são criptomoedas;
  • experts que desejam discutir criptomoedas com outros experts ou ajudar iniciantes;
  • curiosos que querem ver opiniões de quem já está no meio.

Não são bem vindos (e serão banidos da Tribo) os membros que:

O que esperar da Tribo?

  • Discussões sérias sobre o mundo de criptomoedas;
  • Conteúdo educativo sobre criptomoedas;
  • Descobrir novas oportunidades;
  • Ver opiniões diversas sobre o mundo de criptomoedas.

Como se comportar dentro da Tribo:

  • Use linguagem formal ou informal (tanto faz, desde que seja compreensível);
  • Nenhuma pergunta na seção de iniciantes é considerada estúpida. É para isso que ela existe.
  • Se não vai ajudar, então não atrapalhe;
  • Se ninguém responder sua pergunta, é porque ninguém sabe a resposta;
  • Respeite opinões divergentes. Debata e promova discussão baseada em argumentos e não em falácias ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Falácia );
  • Se encontrar alguém desrespeitando as regras, sinalize a mensagem para ajudar a Tribo a manter um ambiente saudável;
  • Não seja mau humorado. Ninguém gosta de gente sem senso de humor.
7 curtidas

Boa tarde a todos os amigos da tribo. Existem muitas duvidas e tenho certeza q achei o lugar certo para me aprofundar no mundo das criptomoedas.

Seja bem-vindo @Claudemiro!

Boa noite Tiago estou buscando informações de como fazer investimengos em criptomoedas. Conversando com um conhecido ele me apresentou a unick forex, falou que é o melhor lugar para investir em criptomoedas tendo um retorno rápido. Vc já ouviu falar sobre ??, o q pode me dizer sobre ??. Desde já agradeço e aguardo um retorno

Eu pessoalmente não acredito em nada que dê retorno rápido, especialmente no mercado de criptomoedas. Eu não conheço esta empresa, então só posso te dizer para tomar cuidado com qualquer promessa de lucro em um mercado de alto risco como esse.

Depois dá uma olhada nesse tópico .

Como respondeu o Tiago, não acredite em nada que prometa retorno rápido e tampouco quando alguém diz que tal lugar é “o melhor lugar para investir em criptomoeda”; Vale registrar que criptomoeda sequer pode ser considerado um “investimento”, não havendo consenso se é uma moeda e portanto serve como meio de pagamento ou se é ativo financeiro comparável a ações, títulos do tesouro, etc. Quando se entra nesse mundo, normalmente se entra pensando em criptomoeda como forma de investimento para se obter retorno/lucro e nesta situação não conseguimos enxergar o real significado das criptomoedas e tudo que está por trás desta invenção. Antes de se aventurar sugiro assistir alguns vídeos do canal do Fernando Ulrich lá no YouTube. Se a vontade de se “aventurar” nesse mundo não passar, sugiro que coloque ou invista o dinheiro da pinga e não o dinheiro do leite, coloque apenas um montante que você suporta perder sem doer ou se machucar. Uma última sugestão, caso venha a se arriscar, instale uma carteira (wallet) e sempre faça a transferência das criptomoedas para a sua carteira pessoal, não deixe ou mantenha as suas criptomoedas na conta da corretora.
Existe um curso sobre operações com criptomoedas que é explicado neste vídeo abaixo:

Também existem empresas especializadas em consultoria financeira que dão recomendação sobre quais criptomoedas tem chances de se valorizar para que se obtenha algum retorno. Muitos não gostam dela mas pode ser uma opção para quem não tem muita experiência usar a Empiricus até aprender um pouco:

Boa noite a todos!.

Sou novo por aqui e quero muito aprender sobre os assuntos! Sei que essas tecnologias são a nova economia do futuro e quero estar inserido dentro dela!.

Abraços.

Olá, seja bem vindo.
Somos uma comunidade pequena mas séria e tentamos ajudar todos da melhor forma possível. Tentamos mostrar alguns caminhos para que a jornada de aprendizado seja trilhado por cada um durante o resto da vida. Essa exploração que nos empurra em busca do conhecimento com qualidade é o que nos diferencia de outros seres, seja pelo lado bom ou mesmo pelo lado ruim. Muitas coisas são transitórias e se perdem ao longo da nossa vida por vários motivos mas o que aprendemos de verdade ninguém tira e na medida em que acrescentamos a experiência nos tornamos capazes de oferecer uma convivência mais sadia ou saudável, seja no campo profissional ou pessoal.

3 curtidas
             Eu nunca aceito nada, mas acato e, dou minha palavra: seguirei e respeitarei, os lemas e as regras de política comportamental, da comunidade, TriboCrypto.
             Não enquadro-me, em nenhuma, das categorias do perfil, mas, submeto-me as regras de graduação. Não enquadro-me, porquê sou um pensador. Penso a BlockChain, penso a criptoeconomia, penso criptoativos e criptomoedas (que não são moedas, ainda não, moedas são promessas do Leviatã, criptomoedas, são dinheiro {tudo bem, dinheiro eletrônico, mas dinheiro, apenas} uma vez que só pode existir moedas quando, existe imanentemente, autoridades centrais e, assinam por elas, com promessas de garantia de suas lastrealidade), penso o Bitcoin, penso o bitcoin e penso muito, quanto as implicações, de todas essas tecnologias, no curso da humanidade. Um pensador, colega Salem, há de ser livre, começando pela percepção da dimensão de liberdade em si mesmo, de si para si e, depois, para com o outro, lastreado na consciência real de seu papel, custo e valor, para com o meio, do qual faz parte. Percebes tu, Salem, que não afastei-me do tópico: moeda??? Simplesmente bailei, com as palavras, para fazer-me entender!!! Simples assim!!! Entrei para vossa comunidade, por dois bons motivos. Primeiro que quero aprender (pois amo muito tudo isto) mais!!! Segundo que tenho sensibilidade, aguçada extraordinária, para identificar na frequência da voz, verdades ou mentiras. E, tu quando ensinas, transmite senso de lisura, elevado -pelo menos à mim sim-, o qual ainda não tinha encontrado, na criptonação!!! Com relação a BlockChain, quero aprender cada vez mais. Mas nunca desejo ser como você e, suas capacidades, nessa tecnologia. Tenho 50 anos, já sou ocupado demais, nos meus afazeres, não me resta muito mais tempo, para alcançar esta sapiência, vossa, toda. Porém acredito que juntos, poderemos sim, transformar esta janela (BlockChain), que nos abriu, em uma porta, um portão oxalá seja, para que mais gentes, passem por ela. É isto. Muito obrigado.

Gostaria de entender uma coisa a nível fundamental, considerando que a Blockchain é um Livro Razão muito eficiente de Crédito e Débito. E a ferramenta do Bitcoin Core é um Gerenciador de Mensagens Peer to Peer ( ponto a ponto para duas pessoas ).

Por que não desenvolver todo o conceito da Blockchain via SMTP ?
Abraço, obrigado pela atenção tenho muito respeito pelo trabalho de educação que vocês desenvolvem a nível técnico.

1 curtida

Não sou programador e, portanto, não sei responder tecnicamente se um Blockchain pode ser criado com base no conceito de SMTP (que não é exatamente uma linguagem de programação e sim um protocolo ou conjunto de regras que organizam e põe uma ordem no processo). Caberia perguntar se o conceito de SMTP poderia ser usado pelos Bancos para controlar os nossos saldos. No fundo são processos contábeis simplificados registrando lançamentos e controlando saldos. Uma resposta simples e fácil está aí. Se não usam é porque a solução que estão usando é mais eficiente, confiável, barato e talvez mais simples do que outras disponíveis. Uma das questões que se discutia uns anos atrás, quando a febre do Blockchain cresceu, é saber se vale a pena construir ou contratar um serviço de Blockchain que ainda não conta com tantos desenvolvedores bons para cuidar de coisas que podem ser controladas por outros sistemas bem mais baratos e igualmente confiáveis e bem testados. Os conceitos ou fundamentos do protocolo SMTP podem até ter sido usados na idealização de partes do Blockchain, porque muitos conceitos são comuns a todo e qualquer sistema e já existiam antes do nascimento do Blockchain. Entre outras questões porque o Blockchain nasceu a partir de vários outros sistemas e conceitos que já existiam ou estavam sendo desenvolvidos na época. O Blockchain nasceu baseado na linguagem C++ que tem seu “DNA” embutido em muitas coisas criadas por aí.
Fica algumas questões para reflexão:

  1. Atualmente os principais sistemas de e-mail são centralizados em um ou em vários servidores controlados por um ente que é o “dono”. O bitcoin é totalmente descentralizado, não tem servidor central e pelo menos em tese não tem ninguém controlando;
  2. Os criptoativos (bitcoin, tether, ethereum etc.) não saem do Blockchain, apenas se movimentam entre as contas dentro do sistema e não podem ser “manipulados” pelo titular que apenas “enxerga” o saldo na conta. Um e-mail pode ser baixado para a máquina do destinatário e mesmo aqueles que ficam arquivados no servidor e são apenas lidos remotamente podem ser alterados, totalmente apagados e reescritos e imagens podem ser excluídas ou incluídas.

Em todo caso vou abrir uma postagem nova onde abordo os aspectos básicos da estrutura de um Blockchain para que você tenha uma ideia de como ele é construído para tentar ajudar a entender como ele é “por dentro”. Segue o link abaixo:

Sua resposta foi muito boa, fundamentada em pesquisas e me ajudou a complementar a minha dúvida sobre criar uma Blockchain via SMTP, sou programador e com todo o respeito que devo ter a esta resposta magnífica. Continuo me perguntando a partir do momento que entendemos que a Blockchain é uma tecnologia descentralizada para construir um Livro razão baseado na condição de confiança entre pessoas que nunca se virão, de acordo com a explicação dos Generais Bizantinos.

A condição de desvincular o Bitcoin apenas de sua ferramenta de comunicação entre duas pessoas e implementar ela para novas formas de tecnologias descentralizadas que tenham como condição facilitar o entendimento e a utilização. Basicamente o e-mail atingiu a todos no Planeta pois é de fácil uso, já o Bitcoin requer uma condição técnica para utilizar no dia a dia apenas na forma de investidor (holding) imagine na construção realmente de uma forma de valor que pode ser utilizado em um País ou mesmo o Mundo, talvez a Blockchain seja a melhor resposta contra a Corrupção.

Ricardo Costa

1 curtida

Não sei se é o caso, mas olhando para o nosso próprio quintal podemos ter uma idéia errada sobre algo que é global. O avanço lento e com poucas alterações é uma escolha do próprio Bitcoin. Talvez por isso tenham surgido tantas criptomoedas por aí implementando várias alterações que não seriam implementadas no Bitcoin.
Um ponto que aos poucos parece se tornar uma tendência é a utilização do Bitcoin como um ativo financeiro de investimento ao invés de utilizá-lo como meio de pagamento tal como era o objetivo inicial do criador, exposto claramento no whitepaper. Essa mudança na “função” não pode ser controlada pelas pessoas envolvidas mais diretamente com o Bitcoin como desenvolvedores, mantenedores, mineradores etc. O destino final entre ser uma moeda para servir de meio de pagamento ou um ativo para servir como investimento me parece que ainda não foi decidida, mas cada vez mais fica parecendo que o destino caminha para tornar o Bitcoin um tipo de investimento. Quem está tomando esta decisão opera a partir de uma visão de dentro do establishment financeiro global. Esta turma compra e guarda, ou seja, retira os bitcoins de circulação. Não tenho dados recentes mais em 2020 estimava-se que cerca de 75% dos bitcoins não mudavam de mãos, seja porque as carteiras foram perdidas ou porque acabaram nas mãos dos holders. Fiz uma postagem bem extensa por aqui falando sobre a entrada e o crescimento dos investidores institucionais no mercado cripto. Poucas carteiras concentram grandes quantidades de bitcoin. Um deles, da empresa americana Microstrategy, por exemplo já detém 140 mil bitcoins.

Por outro lado, segundo dados do coinatmradar já são quase 34 mil caixas eletrônicos que operam com criptomoedas sendo que a grande maioria fica no hemisfério norte. O que é um bom sinal e facilita a negociação de pequenas quantidades de criptomoedas. No vídeo abaixo de 2 anos atrás dá para ver que a quantidade de caixas eletrônicos de bitcoin era de pouco mais de 8 mil.


Imagem do site: coinatmradar.com

Opa pessoal, muito prazer… sou novo aqui.
Juliano Kimura, apaixonado por tecnologia blockchain.
Vai ser um prazer poder colaborar e participar aqu.
Alguém de São Paulo?
Amanhã tem picnic bitcoin no Jardim Botânico de São Paulo

1 curtida

Olá Juliano, seja bem vindo.