A Caça ao Satoshi Nakamoto

Este é um assunto recorrente por aqui (culpa da minha assumida curiosidade). A minha descoberta mais recente é o site UXSEQUENCE criado pela Blockchain UX Design Agency aparentemente é mais uma peça de marketing do que uma tentativa real de procurar a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto.

Por outro lado, não deixa de ser interessante notar que hoje em dia podemos até votar naquele que julgamos ser o provável Satoshi. Além de juntar possíveis candidatos coerentes e outros nem tanto o site permite que o internauta que tenha uma conta no twitter (não é o meu caso, até o momento) vote num dos nomes elencados no site.

O site traz uma foto do “candidato” com um breve resumo das “qualificações” indicando as prováveis pistas que indiquem alguma ligação entre o “candidato” e o criador do Bitcoin. Numa espécie de sequência cronológica (timeline evidence) é possível ver detalhes dos documentos citados como possíveis pistas (a maioria já foi muito discutida por aí) que indicariam a provável ligação entre o “candidato” e o criador do Bitcoin.

Na timeline do Nick Szabo, por exemplo, é possível consultar um documento chamado “Smart Contracts” datado de 1994.

Na minha opinião os melhores candidatos listados no site são: Hal Finney, Adam Back e Wei Dai. Na lista dos menos cotados na minha opinião estão: Paul Le Roux, Craig Wright, Dorian Nakamoto e vejam só, até Elon Musk aparece na lista. O último nome da lista é Sergey Nazarov, um nome que eu não conhecia e que é citado como criador do ChainLink.

Aparentemente para saber quantos votos cada um já teve é preciso votar e por causa disso eu não consegui saber o andamento da eleição. Também pode ser provável que não exista um único criador do Bitcoin. Inicialmente eu achava que uma pessoa tinha criado o Bitcoin, mas com o passar do tempo comecei a acreditar na tese de criação coletiva. Particularmente acho que Hal Finney, Adam Back e Wei Dai podem ter trabalhado em conjunto além de terem contado com ajuda de outras pessoas para a criação do Bitcoin. Pode até ser que nunca tenham estado juntos fazendo reuniões em volta de uma mesa para discutir assuntos relacionados a criação do Bitcoin. Talvez tenham decidido no início que seria melhor que um não conhecesse a real identidade do outro.

Caso queira e possa votar (se tiver conta no twitter) o link do site segue abaixo:

Alguns nomes frequentemente citados como possíveis criadores do Bitcoin, tais como Adam Back, Hal Finney, Nick Szabo e Wei Dai constam de uma lista de e-mail de pessoas conhecidas compilados pelo site cryptoanarchy.wiki como usuários “famosos”. O próprio site alerta que alguns podem ser falsos já que neste universo uma das questões mais prezadas pelos cypherpunks é o anonimato.