Como boa parte das pessoas o tema da Inteligência Artifical tem sido meu objeto de leitura. Não sendo programador/desenvolvedor a minha visão não é essencialmente técnica e tampouco estruturada em termos digamos científicos.
Um dos vídeos que apareceu recentemente na minha lista de recomendações despertou a minha atenção e resolvi compartilhar por aqui. Como uma coisa puxa outra apareceu outro vídeo da mesma professora e filósofa publicado 3 anos atrás, o que mostra como o assunto não é novo apesar de ter ganho tração a partir dos últimos meses.
A professora Lúcia aborda questões que vão além do simples uso e do bom aproveitamento que a IA certamente trará para nossas vidas. Alguns já dizem que a IA será o próximo grande salto da humanidade, assim como a internet foi no passado. A principal delas que está nas entrelinhas do vídeo mais recente publicado alguns dias atrás é responder a uma das questões que talvez seja a mais essencial de todas: a IA poderá substituir totalmente o ser humano algum dia?
Não vou dar spoiler e como são palestras dá para apenas ouvir no estilo podcast. São palestras feitas em linguagem simples e portanto acessíveis aos mortais não afeitos a Platão, Sócrates, Kant etc. Como a mesma profa. publicou um vídeo há 3 anos atrás percebe-se que ela não é alguém caindo de paraquedas para debater o tema.
Vídeo mais recente da Profa. Lucia H. Galvão:
Vídeo recente do Luiz F. Pondé (alerta de spoiler se eventualmente ainda não viu o filme Interestelar e tem intenção de assistis):
Vídeo de 3 anos atrás da Profa. Lucia H. Galvão:
Video do Fernando Ulrich, que ainda não é filósofo assumido mas está a caminho de se tornar um autofilósofo, que também passa pelo tema num bate papo com um brasileiro, o Rafael Granha, que trabalha na microsoft: