Valor de transferência na rede Bitcoin

Quanto custa para o usuário A para transferir um valor para o usuário B na rede Bitcoin ?
Ou não existe taxa para os usuários ?

Olá.
Sim, existe uma taxa que é paga aos mineradores da rede.
Esta taxa é variável. Como o espaço do bloco é limitado, a quantidade de transferencias competindo para serem mineradas é o que determina este valor. Portanto quando a rede está com muitas transações, o preço sobe, e vice-versa.
Este site geralmente mostra a taxa atual e mostra um histórico dos preços:
https://bitcoinfees.info/

2 curtidas

Olá, seja bem vindo.
Se for usar alguma Exchange é bom consultar para saber sobre as taxas da Exchange. Como disse o Tiago a taxa é variável. As transações que são processadas em bloco pelos mineradores da rede bitcoin tem tamanho máximo de 1 mb por definição sistêmica e os mineradores preferem processar transações que pagam maior remuneração, as que tem mais bytes. A entrada das transações no sistema é feito por uma espécie de fila de entrada ou de espera mas não há preferência, a escolha é feita pelos mineradores e eles buscam maior rentabilidade. Como em tese os blocos contendo as transações são processadas em média a cada 10 minutos, se eles podem ganhar 1x farão isso ao invés de ganhar 0,9x no mesmo tempo já que os gastos fixos principalmente energia elétrica será fixo. Se estiver interessado em avançar mais no assunto será interessante pesquisar sobre a rede Lightning Network e SegWit. Outro detalhe é que os custos podem variar muito em curto espaço de tempo.

1 curtida

Olá Tiago, tudo bem ? Muito obrigado pela resposta!

Olá Cecilio, como vai ?

Muito obrigado pelas boas vindas e pela resposta muito bem detalhada!

1 curtida

eu ando pagando entre 10 centavos e 50 centavos de reais de fee coisa de 150 satoshis a 500 satoshis em geral.

Mas isto é porque posso e não vejo problema em esperar até 3 dias para validar a minha transação, que o tempo MÁXIMO , que esperei, pagando 10 centavos de reais de fee no bitcoin :slight_smile:

Sei que o tópico já é antigo, mas como passei aqui , resolvi postar o quanto pago de fee de rede.

A exchange que tem a MENOR taxa de rede no saque é a pagcripto até o momento, que é uns 500 satoshi o que dá ± 1sat/b