Ultimas Atualizações do Projeto Libra do Facebook

No último dia 16 de abril de 2020 Michael Engle, um dos desenvolvedores do projeto publicou algumas informações sobre a mais recente atualização do Whitepaper do projeto. O texto original em inglês pode ser acessado no link abaixo. Mais abaixo fiz a tradicional versão tabajara do trecho específico sobre as alterações, que o desenvolvedor chama de redesenho do projeto.

https://libra.org/en-US/blog/libra-developers-the-path-forward/

"Abaixo resumimos as alterações que impactarão mais diretamente os desenvolvedores:

  • Estamos adaptando a tecnologia blockchain com as estruturas regulatórias (leis) aceitas.
  • Disponibilizar uma moeda única (stablecoin), além de aceitar outros tipos de moeda.
  • Implantação da rede Libra em fases.

Nosso objetivo é criar uma plataforma aberta e interoperável com controles em nível de protocolo para ajudar os desenvolvedores a atingir um alto padrão de conformidade. Estamos focados em determinar a melhor maneira de unir a tecnologia blockchain com estruturas regulatórias (leis) aceitas.

O whitepaper atualizado descreve categorias de participantes da rede, incluindo Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (VASPs) e Carteiras Não Hospedadas. Acreditamos que a maioria das pessoas irá interagir com o sistema de pagamento Libra por meio de VASPs, como carteiras digitais de custódia e trocas. Também acreditamos que é importante permitir que a comunidade de desenvolvedores mais ampla acesse a rede Libra, habilitando as Carteiras Não Hospedadas com controles de conformidade no nível do protocolo.

Oferecendo uma moeda única (stablecoin), além da moeda de outros países

A rede Libra foi projetada para ser um sistema de pagamento acessível globalmente - um complemento para, e não um substituto, para as moedas domésticas. A estabilização das moedas e a preservação do valor são os principais esforços que estão dentro da competência exclusiva de cada País. Portanto, estamos aumentando a rede Libra incluindo moedas consideradas estáveis (por exemplo, USD, EUR, GBP, etc.). Nós queremos trabalhar com reguladores, bancos centrais e instituições financeiras em todo o mundo para expandir o número de stablecoins em moeda única disponíveis na rede Libra ao longo do tempo e explorar os requisitos técnicos, operacionais e legais para acessar a custódia direta com eles.

Enfatizando a implantação da rede Libra

Desde o nosso anúncio de junho, mantivemos discussões com os formuladores de políticas de todo o mundo para determinar um plano de implementação em fases. Inicialmente, a rede estará acessível apenas para os Revendedores Cadastrados e aos VASPs Regulamentados, enquanto a Associação continua a desenvolver seu processo de certificação para outros VASPs e sua estrutura de conformidade para Carteiras Não Hospedadas, com base no feedback recebido dos reguladores. A associação pretende tornar a rede acessível a VASPs certificados e carteiras não hospedadas, uma vez finalizadas as estruturas de conformidade relevantes.

Com nossa experiência usando o Move (linguagem de programação) para criar suporte para os recursos descritos no whitepaper, pudemos ver em primeira mão o potencial de uma infraestrutura financeira programável. Por exemplo, Usando a linguagem Move é possível criar diversos tipos de API simples, seguros e flexíveis incluindo contratos inteligentes para a nossa plataforma de stablecoin de moeda única.

A Associação está comprometida com a implementação de revisões e controles de risco adequados para contratos inteligentes. Inicialmente, apenas os contratos inteligentes publicados e aprovados pela Associação poderão interagir diretamente com o sistema de pagamento Libra. Com o tempo, a Associação explorará os controles apropriados para permitir a publicação de contratos inteligentes por terceiros.

Sabemos que, devido aos nossos planos de implementação em fases, nem todos os aspectos da rede Libra estarão disponíveis imediatamente para alguns desenvolvedores, mas estamos entusiasmados em trabalhar com a comunidade para impulsionar a evolução desses recursos.

Para mais detalhes, consulte a documentação da rede Libra e os sites da comunidade. Também convidamos você a participar de nossa prévia de código aberto do Libra testnet, com a documentação que o acompanha. Esperamos que você continue a ler, criar e fornecer feedback!

1 Curtida

A mais recente alteração no projeto Libra foi feita no nome da carteira digital, inicialmente batizada de CALIBRA aproveitando o nome usado para batizar a moeda digital do sistema (LIBRA). Uma das justificativas para a alteração está na confusão gerada entre a própria moeda e a carteira. A partir de agora a carteira digital da moeda digital LIBRA vai se chamar NOVI (“novus” para “new” e “via” para “way”). A carteira digital NOVI (antiga calibra) não terá exclusividade estando abertas oportunidades para outros desenvolvedores criarem uma carteira digital para a LIBRA.

Olá Cecilio contratar um profissional para criar um contrato inteligente para mim, você consegue este profissional para mim?
Meu What sapp é: 34 9 9181-4515 Rubens Oliveira

A estimativa para o lançamento da moeda digital LIBRA está previsto para o início do próximo ano de 2021. O site do projeto em português tem todos os detalhes do projeto para os interessados: