Solidity contratos inteligentes iniciando a jornada, duvidas de principiante


#1

Olá pessoal, primeiro post no forum, estou começando a estudar contratos inteligentes e solidity, gostaria de saber se alguém já trabalha com isso e pode dar umas dicas de conteúdo / grupos / forum a pesquisar e o caminho das pedras?

Primeira duvida se eu fizer um smart contract na planaforma Ethereum ele tambem funcionara na plataforma NEO, Waves, STELLAR entre outras ? ou muda a sintaxe ?

Obrigado pela iniciativa do forum

Abraço !


#2

Cara, não entendo muito do assunto, por isso não posso te indicar nada, mas sobre sua dúvida, posso ao menos opinar.

Acredito que a resposta é não, você não iria conseguir portar seu smart contract para outras blockchains, teria que construir um novo em cada.
Só seria possível fazer isso usando uma segunda camada (offchain), que rode sobre as Blockchain.

Um exemplo prático disso é a Lightning Network, onde já conseguiram fazer Atomic Swap (troca de moedas) entre Litecoin e Decred.


#3

Oi Leandro,

Se você já tem experiência com programação, pode começar pela documentação da linguagem:

Como aprender lendo documentação nem sempre é muito prático, para solidity eu comecei com exemplos simples na Internet utilizando o remix (remix.ethereum.org), que é uma IDE excelente.

Depois que aprendi o básico, resolvi fazer dois cursos na udemy (ambos em inglês), e sinceramente recomendo muito. Um de 6 horas e outro de 12. Antigamente eu aprendia tudo sozinho, mas hoje já percebi que o tempo gasto para aprender sozinho nem sempre compensa. Programar para blockchain depende de entender diversos conceitos que fogem um pouco da programação “tradicional”, e ter alguém para já explicar isso de início faz você poupar bastante tempo e avançar mais rápido.

Sobre outras blockchains, eu realmente não sei, mas com certeza serão linguagens diferentes.
Se não me engano o EOS suportará diversas linguagens, mas não consegui estudar a fundo ainda.


#4

A legal, obrigado pelo apoio @tiago e @SilvioCarlos vou estudar !

Abraço

Leandro