Solana lança cofre para proteção contra a computação quântica

Este texto foi postado junto com o video do Tiago aqui no site e pensando melhor resolvi separar e republicar separado em outra postagem. O Tiago aborda no último video (link abaixo) a partir do minuto “27:05” o tópico “Riscos na Assinatura de Transações e Endereços” e começa falando que esse é um dos possíveis pontos críticos da atual estrutura do sistema Bitcoin & Blockchain em relação a computação quântica. Como explicou o Tiago, usando os computadores atuais é praticamente impossível descobrir a chave privada a partir da chave pública, por causa da criptográfica assimétrica de curva elíptica (ECDSA – Elliptic Digital Signature Algorithm). Com a força computacional dos computadores quânticos a frase anterior vai envelhecer. A chave pública fica exposta sempre que se realiza uma transação. Com o poder da computação quântica, por enquanto em tese, se tornará possível “descobrir” a chave privada a partir da chave pública. Em raso resumo esse é um dos possíveis problemas, dos mais imediatos, entre os que estão na mesa com o amadurecimento dos computadores quânticos.

Logo nos primeiros dias de 2025 (vídeo do Tiago foi publicado no dia 29/12/2024) foi divulgado o que talvez seja a primeira iniciativa concreta diante dos riscos que a computação quântica fatalmente vai introduzir no ecossistema das criptomoedas. A solução foi desenvolvida sob liderança de Dean Little para a criptmoeda SOL - Solana. De acordo com o site coinmarketcap a Solana é a quinta criptomoeda em termos de valor de mercado, na casa dos 105 bilhões de dólares ou mais de 600 bilhões de reais, estando respectivamente atrás apenas do Bitcoin, Ethereum, XRP e Tether e na frente de outras criptos conhecidas como BNB – Binance, USDC (Stablecoin que tem a Coinbase como sócia), ADA - Cardano, XLM - Stellar e DOT - Polkadot.

Aparentemente a solução criada pela Solana pode substituir de forma mais segura as atuais carteiras (wallets) que se amparam no modelo de chave criptográfica assimétrica de curvas elípticas.

No original a solução foi batizada de Solana Winternitz Vault e considerando que a tradução de vault é cofre, em português o nome seria algo como Cofre Solana Winternitz. O nome Winternitz vem de WOTS – Winternitz One-Time Signature. O WOTS é um sistema de assinatura baseado em hash Keccak256 truncado de 224 bits (O Ethereum usa o Keccack256 para gerar identificadores exclusivos para blocos e transações e para calcular endereços de contratos inteligentes). O sistema WOTS cria um par de chaves criptográficas para cada transação (lembrando que a chave pública fica exposta quando se realiza uma transação e com o poder de processamento quântico poderá se tornar possível “descobrir” a chave privada partindo da chave pública). No modelo atualmente adotado nas carteiras (wallets) de criptomoedas a chave pública é reutilizada.

O cofre criado pela Solana divide o saldo de criptomoedas em duas contas, uma de transferência e outra de reembolso. A quantidade de criptomoedas transferido sai da conta de transferência assinado por uma chave privada que servirá apenas para cada transação. Eventuais saldos remanescentes são devolvidos para a conta de reembolso. O troco ou sobra acontece de forma automática (as carteiras fazem esse processo) numa mecânica chamada tecnicamente de inputs e outputs. Se um eventual atacante conseguir “descobrir” a chave privada a partir de uma chave pública utilizada para realizar uma transação vai “encontrar” um endereço com saldo zerado.

Pelo menos por enquanto a opção do cofre Solana é opcional, quem quiser manter as criptomoedas da Solana nas carteiras atuais pode continuar correndo esse risco que no momento é quase inexistente.

Como primeira solução parece uma iniciativa interessante que joga uma canequinha de água fria nos arautos do fim do Bitcoin. Se a iniciativa do cofre se mostrar viável poderá ser adotada por outras criptomoedas. Essa é uma das características desse universo, o que é bom todos podem adotar.

Video do Tiago:

Artigo sobre o cofre Winternitz da Solana:

https://tradersunion.com/pt/news/cryptocurrency-news/show/43328-solana-launches-quantum-resistant-vault/

Publicação no GitHub:

Texto sobre o WOTS:

Como funciona uma carteira e a criptografia assimétrica das wallets:

Para entender como sobra saldo ou troco (processo de inputs e outputs) o trecho é mais ou menos aos 21 minutos do vídeo abaixo:

Para os fortes um paper sobre o Keccak: