A SEC (U.S. Securities and Commision Exchange) que é a CVM deles entrou na justiça americana e obteve uma espécie de decisão liminar suspendendo a venda de tokens do Telegram. A suspensão é temporária e a oferta já arrecadou quase 2 bilhões de dólares.
Até algumas semanas atrás eu achava que esse tal TON era mais um golpe de alguém usando o nome do telegram para se promover, mas pela quantidade de código e complexidade do whitepaper, parece que faz um bom tempo que os russos estão trabalhando no projeto: https://test.ton.org/
A página é bem amadora, mas o conteúdo é impressionante.
Mesmo após a SEC ter barrado, o Telegram anunciou oficialmente que iria abandonar o projeto e foi deixado nas mãos da comunidade open-source, que deu continuidade ao projeto, mudando o nome de TON (Telegram Open Network) pra TON (The Open Network). O projeto segue caminhando muito bem no ton.org, com uma comunidade cada vez maior, e agora recentemente ganhando apoio inclusive do próprio Telegram que está implementando coisas da TON no mensageiro, como por exemplo Usernames NFT, e Números Anônimos NFT. A TON em sí já vem seguindo todo o roadmap prometido, lançaram várias coisas essenciais pra rede TON, já tem a moeda em uma colocação surpreendente no CoinMarketCap. e estão a caminho de continuar lançando mais coisas, está bem interessante, caso tenham interesse em acompanhar.