Ola pessoal.
A um tempo acompanho o forum só que sem estar registrado. Hoje me surgiu uma duvida pertinente que não consigo solucionar nem encontrar a resposta na internet.
Sabemos que as blockschains de PoW são protegidas da modificação da cadeia de blocos atraves de uma prova de trabalho. Reminerar blocos antigos é inviavel pois é necessario ter mais poder de computação que a rede toda para ganhar a “corrida”.
Pois suponho a seguinte hipotese: Um minerador começa do bloco genesis onde a dificuldade é mínima. Entao com os equipamentos modernos o minerador reminera os blocos rapidamente em cerca de milisegundos (+4.3 GH/s considerando os 32 bits do nonce). Sabemos que a dificuldade é ajustada a cada x blocos e se o tempo de mineração é baixo a dificuldade aumenta.
Certo nada demais até agora já que se a dificuldade é aumentanda com o tempo. Porem vamos supor que esse minerador nao está conectado na rede, entao nao está fazendo o broadcast dos blocos afinal sua cadeia ainda é a menor. O minerador está rodando a blockchain somente com ele mesmo e forjando o timestamp dos blocos assim parecendo que todos foram minerados de x em x tempo (se fosse o bitcoin de 10 em 10 minutos). Quando o minerador finalmente chega na altura que a rede está trabalhando atualmente ele começa o broadcast. A rede vai reconhecer que sua cadeia é a maior portantando cada node irá refazer sua cadeia? Ou o consenso irá calcular quando trabalho foi empregado nessa cadeia e rejeitar os blocos?
Pelo que sei a maior cadeia é a aceita porem não há calculo de quanto trabalho (alguma coisa de soma total da dificuldade) foi empregado.
Obrigado