Recuperar carteira

Alguém sabe recuperar carteira de bitcoin?

Olá Luketa, seja bem vindo!
Uma resposta mais objetiva para a sua questão precisa de mais esclarecimentos, esse universo não é exatamente simples e direto.
Uma das hipóteses possíveis é considerar que o usuário está usando uma dessas carteiras digitais disponíveis numa loja de aplicativos (android ou apple), mais ou menos como se fosse um app de um banco qualquer. Essa interface geralmente mostra o saldo e as movimentações a débito e/ou crédito realizadas na conta. Se for esse o caso e o PC, pen drive ou smartphone foi danificado ou extraviado é possível recuperar a carteira desde que o usuário tenha as palavras chaves que este tipo de opção disponibiliza. Neste caso durante o processo de instalação o aplicativo vai perguntar em algum momento se é criação de uma nova carteira ou a reinstalação de uma carteira já existente. Se for a segunda opção ele vai pedir para digitar as palavras chave (geralmente 12) na sequência exata em que foram disponibilizadas durante a instalação anterior/inicial.
O que o processo de instalação e uso deste tipo de carteira geralmente não deixa muito claro para muitos usuários é o processo real que acontece durante a criação de uma carteira digital de criptomoedas desta forma e também o seu funcionamento (chave privada e/+ chave pública, as duas são casadas e funcionam juntas).
Se por acaso ocorreu a perda da senha de acesso específica do aplicativo (geralmente um número de 4 ou 6 digitos) precisa verificar com o fornecedor do aplicativo, salvo engano não é possível recuperar essa senha do aplicativo.
Se a carteira foi gerada por alguém com um conhecimento mais avançado gerando diretamente as chaves e ocorreu a perda destas chaves a restauração é praticamente impossível porque vai depender de uma solução do tipo tentativa e erro ou um hackeamento do tipo ataque de força bruta.
Se houver interesse, o Tiago explica como funciona uma carteira no vídeo abaixo, lembrando que a chave privada funciona como uma espécie de senha da carteira e por causa disso jamais deve ser compartilhada. No outro vídeo tem uma explicação sobre as palavras chaves (a parte específica sobre palavras chaves começa aos 06:00 minutos).

Obs.: Para os que eventualmente não saibam os termos endereço, chave pública e número da conta se referem a mesma coisa (aquele número grande cheio de letras maiúsculas, minúsculas e números). O sistema que “roda” o Bitcoin é totalmente público em todos os sentidos e qualquer um pode baixar e instalar o programa e todas as transações realizadas desde o início lá em 2009 no PC, em casa. Também é possível consultar o saldo de qualquer endereço ou conta pela internet, existem vários sites que mostram as transações, datas, contas que enviaram ou receberam transferências daquela conta e o saldo de qualquer conta, basta ter o número.
A título de exemplo, uma das contas da corretora Binance tem um saldo de mais ou menos 288 mil bitcoins. Essa outra conta, por exemplo, tem mais de 105 mil bitcoins => 1P5ZEDWTKTFGxQjZphgWPQUpe554WKDfHQ. Se fosse fácil recuperar ou hackear por tentativa e erro a senha (chave privada) de uma dessas contas o Bitcoin não seria e não valeria o que ele vale hoje.


Imagemretirada do site: https://bitinfocharts.com/top-100-richest-bitcoin-addresses.html