Recompensas Antigas Congeladas que estão "Acordando"

Não sou especialista de nada, muito menos de Blockchain mas vou me arriscar num assunto que me parece interessante.

Desde o ano passado (2020) bitcoins pagos como recompensa nos meses de agosto, setembro e outubro de 2010 (50 bitcoins por bloco minerado, na época) que estavam “adormecidos” estão sendo transferidos desde o início de 2020. Aparentemente as transações seguem um padrão de horário e de valores que são distribuídos entre várias outras carteiras. Parece que inicialmente é feito uma transferência de uma pequena quantidade de satoshis a crédito, como uma espécie de teste. A quantidade de recompensas “acordadas” também é mais ou menos padronizada entre recompensas recebidas pela mineração de 20 a 21 blocos, que dá um total de cerca de mil bitcoins por cada evento. Ficam pelo caminho cerca de 50 bitcoins. No fim cerca de mil bitcoins são reagrupadas numa carteira única. O último evento deste tipo aconteceu no dia 25/01/2021 no bloco 667.558. Convertidos em moeda fiat nesta data equivalem a cerca de 32 milhões de dólares ou cerca de 160 milhões de reais.
Suspeita-se que seja o mesmo minerador (não havia muitos em 2010). O processo de dividir e enviar estes bitcoins para várias carteiras para depois juntá-los numa única carteira é repetido como padrão. Outra suspeita não confirmada é que o dono destas carteiras que ficam no final do processo com os cerca de mil bitcoins é a corretora Coinbase.
Outra questão interessante é que além dos bitcoins são movidos os bitcoin cash gerados por causa do hardfork que criou esta criptomoeda. No entanto, os bitcoins SV (Satoshi Vision) não são movidos.
Outro fato curioso é que poucos dias antes foi “acordado” uma recompensa de 50 bitcoins pago no dia 12/12/2010 que foi o último dia em que Satoshi postou no fórum bitcointalk. Neste caso nem os bitcoins cash nem os satoshi vision foram tocados.

Todos os prints acima foram retirados de: https://blockchair.com/bitcoin/address/36Yf5zAfGLvY1mB1XpwsZ1thjX3fkTubL4