Qual o Papel da Blockchain em 2050? Por Tatiana Revoredo

Quem entendeu minimamente o grande potencial tecnológico do Blockchain sabe que ainda estamos nos primórdios do uso desta ferramenta. Como muitas inovações que surgiram ao longo do tempo ele nasceu à margem do que chamamos de “establishment”. Associado ao submundo das fraudes, drogas e “deep web” a dupla bitcoin e blockchain sobreviveu, cresceu e continua crescendo. Acho difícil projetar tudo que ainda será extraído desta invenção de Satoshi Nakamoto. Segundo Tatiana Revoredo o Ethereum pode se tornar o grande motor da Web 3.0 com seus inúmeros e destemidos processos que vão sendo criados, literalmente sem medo de ser feliz. Até mesmo governos geralmente resistentes a sistemas descentralizados e abertos/públicos deverão se render. Rodar contratos inteligentes foi só o início de um processo que sustenta, por exemplo, a febre dos tokens não fungíveis (NFT).
Aqui falo por mim mesmo: O grande desafio do Ethereum deve acontecer neste mês de setembro/22 com a mudança do PoW - Proof of Work para o PoS - Proof of Stake. Se tudo correr bem e os eventuais problemas que venham a ocorrer sejam sanados o Ethereum deve se tornar ainda mais consolidado do que já é atualmente.
As possibilidades a médio e longo prazo são imensas, mas deixo o link do artigo da Tatiana publicado na revista do MIT para quem estiver interessado em mais detalhes sobre o que está ou poderá vir nos próximos 30 anos em termos de Blockchain. Para quem está começando sua vida profissional e/ou econômica pode ser interessante ter uma ideia do que está vindo pela frente para se preparar e tirar vantagem aprendendo tudo que puder começando o mais breve possível.

Link para o artigo: Qual o papel da Blockchain em 2050? - MIT Technology Review

1 curtida