Programadores Para área de Blockchain

#1

Fala, galera! Como vocês estão se preparado para um possível demanda de desenvolvedores para área de blockchain?
Digo, desenvolvedor de smart contracts, consultor de investimentos em cripto moedas, consultor blockchain?

1 Like
#2

Bom dia! Alguém tem dica de curso presencial em São Paulo para desenvolvedor de blockchain? Não sei nada sobre programação e alguns cursos exigem conhecimentos intermediários.

Grata!

#3

Oi. Tatinha! Legal, seu interesse na área de blockchain. Mas para aprender 'desenvolvimento blockchain (vc estaria falando, precisamente de smart contracts developer? Pois Temos vários nível de Pessoas na área de blockchain) '. Tem na data science academy curso online(excelentes!) básico de blockchain, até programação para blockchain. Ti espero lá! Porém pra um melhor entendimento e necessário ser iniciado em programação(um curso de lógica de programação, já é o ideal) . Qualquer dúvida, postar aqui. Teremos o maior prazer em tê-la na área de blockchain!

#4

Olá Tatinha, seja bem vinda ao fórum.

Primeiro quero parabenizá-la por querer estudar Blockchain. Eu acredito que blockchain será uma das grandes inovações dos tempos modernos e terá enorme impacto em toda a cadeia econômica. Como você afirmou que não sabe nada de programação:

  1. Aprenda inglês (essencial para se manter atualizada com o mercado em geral e também com atualizações específicas da linguagem de programação escolhida);

  2. Pesquise bastante sobre uso do Blockchain, lembrando que é importante conhecer redes P2P abertas e fechadas É importante saber também que a maioria dos Blockchains não usa uma linguagem de programação própria, original ou nova. O Blockchain do bitcoin, mais antigo e que domina o mercado de criptomoedas, entre outras, usa a linguagem C++. O segundo maior Blockchain e talvez o mais complexo de todos criou uma linguagem própria chamada de Solidity derivada do Java Script, principalmente por causa dos smart contracts que até poderiam mas não são desenvolvidos no Blockchain do bitcoin.

  3. Ou seja, se você escolher C++ terá maiores opções do que aprender Solidity que restringirá seu campo de atuação. Por outro lado existem outras linguagens como Python que o Tiago (criador deste fórum) utiliza em seus videos. Nada impede que enquanto você estuda alguma linguagem de programação como por exemplo C++ ou Python já comece a estudar Blockchain em paralelo.

  4. O mais legal de tudo é que Blockchain é um sistema de código aberto, ou seja, os programas estão disponíveis para serem copiados, estudados e aperfeiçoados. Várias correções e aperfeiçoamentos realizados em diversos Blockains foram sugeridos pela comunidade, inclusive importantes correções de falhas que poderiam gerar prejuízos enormes para o sistema. Todos os programas são publicados no site GitHub, caso você não conheça será essencial conhecer.

  5. Frequentar eventos ligados a Blockchain ajudará muito, cabe ficar esperto com os que estão agendados em datas e locais próximos aos que você possa comparecer.

Vale perceber que o Blockchain foi criado a partir da união de idéias e linguagens já existentes, juntando coisas como criptografia e rede P2P que já existiam.

Petrobrás, IBM, SAP, BNDEs, Itaú, Bradesco e Santander estão investindo milhões em Blockchain assim como pequenas e médias empresas inclusive as que fazem parte do ecossistema, como empresas que criam as carteiras para armazenar as criptomoedas, empresas que negociam as criptomoedas (exchanges), etc.

Sobre linguagem de programação de Blockchains:


Em São Paulo tem a Blockchain Academy que tem cursos básicos para iniciantes:

Site do GitHub onde tem por exemplo códigos criados pela IBM

IBM investindo em Blockchain

SAP investindo em Blockchain

Petrobrás investindo em Blockchain

Curso disponível no YouTube (em inglês):

2 Likes
#5

Esqueci de citar que tem um livro bem interessante indicado pelo Tiago nesta postagem abaixo e que pode ser facilmente baixado em pdf já traduzido:

#6

Obrigada pelas suas dicas Cecilio, vou seguir todas!!

1 Like
#7

Obrigada Isa, vou fazer um curso de lógica da programação. E seguir suas dicas! Bjs

1 Like