Nem tudo precisa ser trocado e atualizado o tempo todo

Um portal que recruta pessoas na Alemanha (gulp) publicou um anúncio no mínimo curioso. Quando o tema é Windows a última versão que está na mesa é a 11 e já se fala que a 12 está chegando. Entre outros locais a notícia inusitada pode ser conferida no portal Terra (o link está abaixo da imagem, retirada do mesmo local):

Em tradução livre o anúncio diz que o interessado deve ter alguns conhecimentos específicos:

Habilidades:

- Conhecimento do sistema operacional WIN 3.11;
- Conhecimento de sistemas operacionais legados e gerenciadores de Windows (especialmente - MS DOS e Windows para Workgroups);
- O conhecimento de Sibas também é algo desejado;
- Conhecimento de sistemas de imagem ou no setor ferroviário é uma vantagem; e
- Conhecimento de sistemas operacionais legados e gerenciadores do Windows (MS DOS e Windows for Workgroups).

O sistema para o qual se pede o conhecimento (Win 3.11) foi lançado em 1993, cerca de 30 anos atrás. Aparentemente o trabalho estaria ligado a monitores e/ou telas. Quem foi contratado (o anúncio já foi retirado) usará um possante equipamento com 166 MHz, equipado com memória RAM de 8MB e BIOS de 1996. A tarefa da pessoa será cuidar da manutenção do sistema e da atualização de drivers. Uma possibilidade aventada é que o sistema antigo ainda seja utilizado internamente para transmissão de dados entre as empresas de trens da Alemanha. O site Adrenaline diz que o serviço em questão que ainda usa o sistema antigo é o de placas. Não ficou claro mas aparentemente estavam se referindo ao sistema de placas que existem em todas as estações avisando os horários de chegada e partida dos trens. Parece razoável considerando que um eventual problema neste tipo de placa causaria transtornos mínimos para os usuários, sem colocar em risco a integridade física dos mesmos.

Transcrevemos abaixo um trecho do artigo publicado pelo site Adrenaline que resume uma das nossas visões sobre o uso do Blockchain para “n” finalidades espetaculares, que no entanto requerem tempo para desenvolvimento, recursos para criação de um Blockchain ou para pagar o uso de um já existente e gente especializada para manter tudo em funcionamento sendo que um sistema já maduro custa muito menos e entrega o que precisa. Apesar da imagem de alta tecnologia transmitida pelo Japão ainda é comum por lá o uso de disquetes e cd-rom, inclusive por obrigação legal que foi alterada a pouco tempo.

"Embora o uso de sistemas tão antigos possa ser alarmante para alguns, isso é algo mais comum do que podemos esperar. Diversas empresas que trabalham com soluções antigas, mas funcionais, preferem continuar usando soluções consideradas ultrapassadas. Tudo na base da política de “se não está quebrado, não precisa de conserto”.

link para o site do Adrenaline com a mesma notícia: MS-DOS e Windows 3.11 ainda rodam em painéis de trem na Alemanha