Linguagem e conexão com blockchains

Olá,
Tenho estudado construção de blockchains nos últimos meses e estou familiarizado com a linguagem solidity, javascript e python.
Todos os testes e projetos são segmentados a estrutura etherium, porém devido as altas taxas, vejo que empresas que possuem produtos smart contracts tbm estão utilizando conexões com outras blockchains tão seguras quanto e muito mais baratas, como tron, bnb, xdai…

Duvida: Consigo montar um smart contract em linguagem solidity e fazer a conexão com uma dessas outras redes? Ou preciso seguir a linguagem própria de cada uma e a forma de conexão muda totalmente?

Obrigado guys!!

Olá gross403, seja bem vindo.
A sua dúvida é bastante específica indicando alguns blockchains e me parece que o melhor lugar para esclarecer este tipo de questão é na própria documentação de cada blockchain. Pela introdução do manual da plataforma Tron é preciso saber solidity para criar contratos por lá. Segue o link abaixo para vc dar uma olhada. Como alguém que não é do ramo da programação desconfio que algumas coisas serão inevitáveis como carteira ou wallet própria e talvez algum ajuste nos comandos ou funções como transfer e transferfrom mas é só um palpite.

É bom considerar que muitas vezes o barato sai caro e não dá para garantir que esta ou aquela é mais ou tão segura quanto esta.

2 curtidas

Não sei de nenhuma empresa utilizando estas blockchains além da própria empresa que as criou para lucro próprio, incluindo a BSC.
A única blockchain realmente descentralizada é a do bitcoin.
Todas estas outras são de alguma forma controladas por algum grupo, de forma direta ou indireta.
Não é regra, mas em geral quanto menor a taxa que você vê na rede, maior é a sua centralização, afinal de contas não há almoço grátis. A taxa é também uma forma de evitar spam de transações.

Com relação a sua pergunta:
Você pode aprender solidity e utilizá-lo em qualquer plataforma que funcione em cima de uma EVM, como estas que você citou.
Não sei responder se há uma forma de “conectar” com várias redes.

3 curtidas

Tiago, em relação ao spam que vc mencionou, a dificuldade programada para sempre buscar validações em 10 minutos também tem esse propósito?

Sempre me pergunto qual finalidade desse tempo, pq não poderíamos validar blocos a todo instante?

1 curtida

Este tempo foi arbitrário escolhido por satoshi e não sei exatamente se tem alguma discussão pública sobre isso, mas o espaço entre blocos serve para evitar/reduzir ter muitos blocos órfãos/candidatos ao mesmo tempo. Quanto mais próximo um do outro, maior a chance de dois mineradores encontrarem soluções para um bloco de mesma altura. Isto cria um fork temporário e espontâneo na cadeia. É algo natural, e já aconteceu diversas vezes, porém é uma solução que se soluciona automaticamente quando um novo bloco é minerado. Apenas um dos blocos candidatos será escolhido e os demais viram órfãos e desaparecem.
Uma rede com muitos blocos candidatos cria um caos, pois o fato de uma transação ser incluída acaba não significando muita coisa, já que tem grandes chances daquele bloco ser descartado em detrimento a outro.

2 curtidas

Basicamente a mesma explicação em inglês sobre redução do tempo de 10 minutos, que vai gerar forks, blocos órfãos etc…

1 curtida