Lightning Network Bitcoin


#1

Tiago Bom Dia.

Comecei asssitir seus videos e estou feliz porque consegui entender claramente blockchain e como ela resolveu o problema dos sistemas distribuidos sem depender de confiança. Mas, ontem assistindo o video do Fernando Ulrich sobre LN, tive a primeira impressão que a LN puxa pra baixo toda a grande inovação que é a Blockchain. Ao mesmo, devido toda a “pompa” da LN, me leva a acreditar que eu ainda nao entendi a LN. Vc poderia me indicar mais material de qualidade para entender melhor a LN? Ou fazer um video explicando a LN?


#2

Esqueci de comentar: Parabéns pela iniciativa de criar este ambiente de conhecimento e não especulativo de criptomoedas.


#3

Olá Tiago Bom Dia, tudo bem, vou tentar te explicar de uma forma resumida o que é qual objetivo da Lightning Network.

O problema
A blockchain do bitcoin funciona com blocos de transação com uma média de tempo entres eles de 10 minutos, além disso para uma transação ser confirmada ela precisa de uma fee (taxa paga ao minerador) essa taxa depende da situação da rede, tem vista esta situação, se você por exemplo comprar a cafezinho na padaria do seu bairro além dessa transação sai cara tem o tempo de confirmação. Vale lembrar ainda que todas as transações são propagadas ara redes de forma imutável.

Solução
A Lightning Network surgiu com a ideia de realizar micro pagamentos em uma segunda “rede” usando a segurança do bitcoin fazendo o uso de canais de pagamentos (como se fosse um cartão de debito pre-pago). A transação ocorre de forma instantânea e com uma fee baixíssima já que quando você realiza uma transação Lightning só o último registro é que fica registrado e assim por diante, sem ter a necessidade de registrar todas as transações na blockchain.

A mais informações, vou deixar abaixo um artigo introdutório que fiz e alguns links que possa te ajudar a compreender o funcionamento da Lightning Network.
Introdução a Lightning Network
Playlist com vídeos sobre Lightning Network

Espero que tenha ajudado, qualquer estou a disposição.:+1:


#4

Excelente @jtayrone !!
Muito obrigado.

@Balu Que bom que gostou do forum! Acredito que a Lightning pode ser vista como um complemento ao blockchain tradicional. O Bitcoin foi projetado para permitir transações de dinheiro p2p, e é da sua natureza não permitir transações instantâneas (eu geralmente penso em transações bitcoin como transações swift, não como pagamentos utilizando cartão de crédito).

Era esperado que para realizar transações instantâneas / micro pagamentos, isto teria que ser resolvido em outra camada. Aparentemente a LN é a melhor aposta no momento. Vou ver os vídeos que o Tayrone produziu para aprender mais sobre o assunto também.


#5

Obrigado @jtayrone e @tiago, vou assistir os videos relacionados.


#6

O funcionamento principal por trás da rede⚡️ #LightningNetwork é através de canais de pagamento, mais você sabe como isso funciona na prática?

Confira em meu novo artigo: https://goo.gl/hi5NBh


#7

Boa noite galera da tribocrypto, sobre este video falando da Lightning Network, achei muito louco, o video passa uma mensagem de que os Bancos já tomaram o principal poder que o Bitcoin tinha que era a descentralização, será que é verdade?


#8

Fala Ricardo!
Eu até deixei um comentário no vídeo. Estou longe de ser um especialista em LN e estou disposto a mudar de opinião, mas discordo em muitos pontos do vídeo.
O próprio Andreas Antonopolus chegou a comentar sobre o vídeo original (que é em inglês):

Acho importante debater e levantar hipóteses, mas tenho visto o debate sobre escalabilidade sair do âmbito técnico para um âmbito político/ideológico. Bitcoin continua sendo Bitcoin com ou sem Lightning Network. Bitcoin como tecnologia continua independente e toda tentativa atual de depreciá-lo por causa da LN me soa como uma manobra política.