Insider Trading na Negociação de NFT's na OpenSea

O Departamento de Justiça do Governo Americano divulgou no dia 01/06/2022 um comunicado afirmando que descobriu o primeiro esquema de insider trading no segmento de negociação de NFT’s.


Imagem retirada em 02/06/2022 do site: Former Employee Of NFT Marketplace Charged In First Ever Digital Asset Insider Trading Scheme | USAO-SDNY | Department of Justice

Caso você não saiba o que é insider trading esclarecemos que trata-se de uma prática antiga do mercado que consiste basicamente no uso de informações privilegiadas e que não são do conhecimento do público em geral que podem gerar valorização ou desvalorização de um ativo quando estas informações se tornarem públicas.
Caso queira saber mais sobre insider trading: Insider trading – Wikipédia, a enciclopédia livre

Resumindo o teor do comunicado os investigadores disseram que um ex-funcionário do site OpenSea que ocupava o cargo de gerente de produtos sabia antecipadamente quais NFT’s seriam colocadas na primeira página do site e quando isso ocorria o preço aumentava rapidamente de 2 até 5 vezes. De acordo com o comunicado (teor na íntegra no link abaixo) este funcionário comprava antecipadamente estas NFT’s que estavam prestes a ganhar lugar de destaque na página inicial do site e revendia depois que as NFT’s aumentavam de preço. Quem conhece o processo de compra e venda de criptomoedas em geral sabe que é fácil ter uma carteira digital que não exigem identificação facilitando a negociação de forma anônima.
Este ex-funcionário que já foi preso será acusado de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, crimes previstos na legislação americana.

Link para o inteiro teor do comunicado emitido pelo Departamento de Justiça do Governo Americano: