iEarn Bot - Mais do mesmo

Eu costumo dizer que não se ganha dinheiro com algo que não entendemos. É claro que existem exceções aqui e ali, todavia, como regra geral, para ganhar dinheiro é preciso ter algum domínio da atividade. É assim que conseguimos manter uma atividade empresarial como comércio ou de prestação de serviços. Também é assim que conseguimos contratos de trabalho regular ou como prestador de serviços. E na medida em que vamos nos aperfeiçoando e aumentando os nossos conhecimentos crescem as possibilidades de ganharmos mais. Seja com o sucesso nos negócios com mais clientes ou no trabalho com promoções e maiores responsabilidades, tanto como empregado ou como prestador de serviços.

No mundo dos investimentos também se aplica esta regra. Será muito difícil alguém ganhar dinheiro (de verdade, traduzindo isso por aumento constante do patrimônio tangível) lidando com algum tipo de investimento que esse alguém não entende. No caso dos investimentos a questão tem alguns temperos adicionais. Uma delas é a ganância do ser humano onde boa parte deles tem intenção de se dar bem rapidamente e acaba sendo presa fácil dos golpistas. Outro fator que entra na receita é a falta de entendimento do processo de investimento e retorno. Todos sabem que dinheiro parado não rende nada e até perde valor. Sabendo disso o próximo passo é nebuloso para muitos e acaba sendo explorado pelos aproveitadores. Se dinheiro parado não rende então é necessário entregar para alguém para que ele seja utilizado e gere algum retorno. Aqui temos dois pontos essenciais. Quem é esse alguém para quem se entrega o dinheiro e o que ele fará com esse dinheiro para gerar o retorno que ele promete entregar para você além de retirar o quinhão dele porque certamente ele não estará fazendo isso de graça. No jargão bancário esse quinhão se chama “spread bancário” (a grosso modo e pensando num CDB, por exemplo, é a diferença entre o juros que o banco paga ao investidor e o juros que o banco vai cobrar de quem pega o dinheiro emprestado na outra ponta. A diferença tem que pagar todas as despesas incluindo o risco de não receber o pagamento do dinheiro emprestado porque certamente o investidor vai ter que receber o que investiu junto com o rendimento combinado). Entra nesse quinhão todos os custos que vão desde a rentabilidade paga para quem investe, os impostos que eventualmente incidem, todas as despesas de pessoal, os custos das empresas terceirizadas que vão desde manutenção e limpeza até fornecimento e manutenção de softwares, bônus ou gratificações dos executivos, aluguéis, materiais diversos, contas diversas, aluguéis, treinamentos, marketing etc. Mesmo assim os bancos ganham muito dinheiro e aqui vale reconhecer que isso é uma grande verdade inquestionável. Mas por outro lado esse é um negócio que quebra rapidamente como um castelo de cartas quando a equação onde entra o dinheiro do cliente (depósito em conta que não rende nada ou aplicação que rende juros) e o destino que se dá pra ele (empréstimo para outros clientes, compra de títulos do governo ou de empresas, etc.) Essa é a questão, de um lado tem quem põe o dinheiro e do outro é preciso ter quem pegue esse dinheiro e faça algo com ele para gerar o tanto que você supostamente vai receber além de pagar o quinhão do intermediário (que certamente não terá o tamanho de um bancão mas também não irá trabalhar de graça, até mesmo para aplicar golpes é preciso se movimentar (por enquanto, com essa coisa de inteligência artificial sei não, daqui a pouco as IA’s vão ser usadas até para isso, se é que já não estão sendo usadas).

Voltando ao tema, se você tem algum disponível ou mesmo se não tem mas dá de cara com algum tipo de “investimento” que garante retorno rápido e garantido, que paga X regularmente, que sempre é muito mais do que os investimentos tradicionais do mercado malvadão dos bancões e agora das corretoras e fintechs abra bem esse olho cheio de remela antes que a mão comece a coçar e a ganância comece a tomar conta dos poucos neurônios que ainda estão acordados. Veja bem, não estamos garantindo que investir em corretoras, fintechs ou bancão é totalmente seguro e garantido. E se nem mesmo neste mercado regulado, fiscalizado e tradicional que remunera pouco não é totalmente seguro porque um mercado que ainda é minimamente regulado em alguns poucos lugares e que não obedece limites fronteiriços e portanto tem zero de fiscalização e que promete pagar muito mais do que o mercado tradicional será mais seguro e/ou confiável?

O roteiro é sempre o mesmo e o que muda geralmente são as vítimas porque na maioria das vezes quem cai uma vez não cai a segunda porque perdeu praticamente tudo que tinha e algumas vezes até o que não tinha, ou que estava comprometido com algo importante como a compra de um imóvel ou a realização de uma cirurgia, como já apareceu no noticiário, infelizmente.

Nomes que sugerem coisas que fazem sonhar tais como: garantido, estratégia, liderança, rentabilidade e se forem em inglês causam ainda mais impacto (trading, bots (robôs), criptoalguma coisa, appalguma coisa, strategy, algumacoisaCOIN, COINalgumacoisa etc.

Outra coisa em comum que muitas vezes acontece é o uso da imagem de uma pessoa conhecida que entram recebendo algum ou que são usadas sem saberem (no caso do aplicativo indicado no final da postagem empresas grandes tiveram seus nomes citados como parceiras). Se tem gente famosa e nomes de empresas conhecidas por bons ou maus motivos aparecendo pode ficar esperto.

Se tem gente próxima dizendo que ganhou muito, seja do núcleo familiar, do trabalho ou de amigos também é motivo para suspeitar.

Nomes de impacto, primeiros saques sendo honrados (isca), pessoas famosas e pessoas do convívio propagandeando são receitas clássicas de aplicação de golpes.

O mais recente deles atende pelo nome de iEarn Bot e segundo algumas notícias pode se tornar um dos maiores golpes já dados. É de grão em grão que a galinha enche o papo não é comendo uma espiga de milho inteira. E voltando ao começo, é sempre importante refletir sobre uma das minhas frases favoritas: “Não se ganha dinheiro com algo que não entendemos”. Leia a reportagem completa no site abaixo:


Print retirado em 19/03/2023 de: App de criptomoedas é acusado de dar calote em milhares de pessoas