[Ethereum]Criação de altcoins

Olá, gostaria de saber se quando você escreve um programa para criar um full node de uma altcoin qualquer e faz a rede ethereum rodá-lo é possível fazer um full node que funcione sem estar conectado a rede ethereum. Como se a criptomoeda se tornasse independente.

Não entendi muito bem a pergunta. Você diz a criação de um token no ethereum?
Você pode criar um token no ethereum e desconectar o seu fullnode, porém se não existirem mineradores nenhuma transação será executada.

Se você desconectar da rede, continuar minerando sozinho os blocos, e depois conectar na rede novamente, seu node descartará a cadeia local e voltará a utilizar a cadeia da rede online, pois muito provavelmente ela será mais longa que a que você gerou offline.

1 curtida

Bom eu acho que não usei os termos certos, porque eu não conheço muito sobre ethereum, mas em fim, a pergunta era se é possível eu colocar uma DApp no ethereum e depois eu torná-la independente. No caso independência seria a aplicação continuar funcionando mesmo com a ethreum fora do ar. Pois como a rede do ethreum permite que eu pague computadores para serem os nós da minha aplicação, será que se a minha aplicação criasse algum incentivo para os nós continuarem rodando ela sem o gas a aplicação poderia se tornar independente do ethereum?

Sim, neste caso acontece efetivamente um hardfork, e a aplicação passa a existir tanto na cadeia de blocos anterior como na nova, porém seguem caminhos distintos. O Dapp precisaria então ser direcionado a usar a corrente de blocos nova em vez da anterior.

Na verdade, a própria rede do Ethereum já efetuou um hardfork. A chain original hoje é chamada de ETC (ethereum classic).

Mas respondendo sua pergunta: se você criar incentivos para pessoas minerarem, e seja lucrativo para o minerador, então talvez até seja possível que dê certo.

O ponto a ser levado em conta é sempre a descentralização. Se o incentivo for garantido aos mineradores de forma centralizada, basta que este ente central cancele o incentivo para que a rede pare de funcionar.

Mas, não seria esse o objetivo das Dapps usar o ethereum para distribuição de tokens e depois se tornar independente?
É muito melhor para a rede estar idependente do ethereum pois assim a aplicação não estaria suscetível a ataques da hardfork da rede ethereum como já aconteceu, eu acho que foi até você que disse num vídeo que a rede ethereum fez um hardfork para recuperar dinheiro que foi perdido dentro de um smart contract.

Bom, não existe uma ideia fixa. O EOS por exemplo usou o ethereum para distribuir seus tokens e depois migrou para um blockchain próprio mapeando 1 token para 1 EOS.
Mas tem muitos projetos que emitem os tokens no ethereum e nunca migram para lugar nenhum, e estes são a maioria.

Sim, fizeram um hardfork para “reverter” o roubo de um smart contract mal programado chamado “The DAO”. O problema não foi no blockchain em si. Eles quebraram com a própria promessa que “o código é lei”. Atitude debatível.

Mas sim, o “ideal” talvez seria migrar para um blockchain separado, mas a maioria falha em agregar valor para seus projetos, de forma que poucos mineradores se interessariam em manter a rede, e assim ela ficaria muito vulnerável a ataques. Este é um dos motivos pelos quais é difícil achar projetos realmente descentralizados.

Não é 100% garantido, mas você pode olhar neste site algumas estatísticas da descentralização dos principais projetos:

1 curtida