Duvidas gerais blockchain e wallets multi-moedas

Olá pessoal, tenho algumas duvidas e agradeço muito se alguem puder me ajudar:

*Como que eu sei que a carteira que gera as chaves privadas e publicas nao tem acesso a elas? Isso seria possivel? uma carteira que gera chaves publicas e privadas ter uma “copia” das chaves geradas aos usuarios?

*Quando uma carteira gera bip 39 (menemonic) eu consigo ver o saldo em outra carteira que trabalhe com bip 39 ou precisaria sim de todas as chaves privadas de cada moeda? A atomic por exemplo te fornece uma seed geral de todas as moedas e as chaves privadas de cada uma, eu precisaria tambem anotar as chaves privadas de todas as moedas?

Existem atualmente metodos de pgto com cripto que nao peça KYC ou qualquer meio que ligue o usuario as transacoes feitas?

Como acessamos a blockchain? são nodes rodando um “script” correto?
O computador para se conectar a ela, usa algum criterio? se desligarem a internet por exemplo, existem formas atualmente de se conectar facilmente a ela?

É isso, se alguem puder me ajudar, fico imensamente grato.

O software sempre terá acesso as chaves. O que deve-se evitar é utilizar um software desconhecido, que pode conter um código malicioso que enviará suas chaves para alguém, ou gerar uma chave já existente e que um atacante tenha a posse.

Depende da carteira, mas em geral se você gerar um bip39, o mesmo seed é utilizado para gerar endereços de várias moedas. Dá uma olhada no bip44. As carteiras usam o mesmo seed, mas um derivation path diferente para cada moeda.

Sim. É um software rodando no computador de várias pessoas. A internet é um meio (e o mais eficiente atualmente) para se transferir dados entre os nodes. Se um dia desligarem a internet, o mundo entra em colapso e o bitcoin será o menor dos problemas, mas é possível migrar para um novo modelo sem depender do que hoje a gente chama de internet.

1 curtida

Se ainda não conhece sugiro uma olhada no canal do Tiago lá no YouTube, tem vários vídeos sobre blockchain e chaves & seeds:

1 curtida

Olá Amigos, eu tenho uma dúvida, sou iniciante e recentemente fiz uma carteira pelo Bit address, gerei minha chave publica e privada offline, e criei uma senha (aquela senha que colocamos na opção encripted). Depois eu fiz um teste no próprio Bit Adress para ver se a chave privada correspondia à mesma chave pública, e deu tudo certo, coloquei lá em Wallet Detais a chave privada e a senha e deu a mesma chave pública, e ainda gerou uma chave Privada WiF (quem dizem que é a que temos que usar na carteira blockchain.com para resgatar). Depois conferi meu saldo de BTC ( no explorador, digitando o endereço público), e o saldo que transferi estava lá certinho. Acha que posso ficar tranquilo? Esse Bit Adress é confiável? Agradeço desde já.

Obrigado pela sugestão Cecilio, eu vi a serie inteira dele de blockchain no canal (eu vim por causa disso)
aprendi bastante sobre como funciona uma blockchain, porem vamos concordar que pra quem nao é da area de pogramação é bem tecnico o assunto o que me gerou essas duvidas acima.

1 curtida

Obrigado pela resposta Tiago e antes de mais nada, parabens pela didatica no seu canal, graças a ele aprendi muito sobre blockchain e criptografia.
na sua primeira resposta ali, nao entendi direito, isso significa que cada carteira possui um historico de chave privada gerada? o desenvolvedor ou qualquer outra pessoa nao conseguiria entao ter acesso a elas?

“Existem atualmente metodos de pgto com cripto que nao peça KYC ou qualquer meio que ligue o usuario as transacoes feitas?”

quanto a essa pergunta, alguem tem alguma sugestao?