Sou iniciante em criptos, li muita coisa sobre primeiramente, e aos poucos fui comprando ativo digital na corretora. Só que penso em remover tais ativos da corretora para uma carteira “wallet” que no caso seria uma carteira hotwallet, minha dúvida as vzs é se por exemplo uso uma carteira A guardo minhas palavras chaves e tento recuperar tal carteira ( A ) em uma outra carteira diferente isso é viavel.
exemplo : caso usasse a electrum e a desinstalasse e atravez da minhas palavra chave tentar ter acesso aos ativos em outra carteira
Olá Gil, seja bem vindo!
Até onde eu sei as palavras chaves de uma wallet são únicas e exclusivas de cada carteira. Acho até que se você criar 2 wallets electrum cada uma terá palavras chave diferentes. O que é possível fazer é acessar a mesma carteira usando dispositivos diferentes (smartphone e PC/Notebook). Para transferir as criptomoedas de uma carteira para outra acho que será necessário fazer uma operação pagando a taxa. Os app disponíveis para instalação nos smartphones (hot wallets) já vem com opção (menu) para transferir bastando informar a conta destino.
No caso específico do Bitcoin existem documentos que são publicados sobre as implementações/atualizações realizadas ao longo do tempo. A criação das frases mnemônicos está documentada como BIP 0039.
Sobre palavra chave:
Link para o BIP 0039
Sugestão de livro sobre Bitcoin (se pesquisar deve ter versão PDF em português):