Curiosidade: Contrato futuro sobre eleição presidencial brasileira de 2022

De vez em quando falamos sobre investimentos por aqui e por acaso me deparei com uma notícia sobre a negociação de contratos futuros batizados de BOLSONARO2022. Calma, não se assuste, o tema não é política e sim investimento. Apenas por curiosidade resolvemos postar um breve resumo por aqui.

Antes de prosseguirmos é importante deixarmos registrado aquele alerta básico: esta postagem não representa nenhuma opinião ou posição de natureza política e tampouco se trata de recomendação de investimento do autor ou do site. Se alguém eventualmente estiver interessado em alocar recursos para o ativo mencionado nesta postagem deverá fazê-lo mediante análise detalhada do material disponibilizado pela FTX, conhecer a mecânica de compra e venda (investimento) de contratos futuros e tomar sua decisão pessoal.

O anúncio (1) oferecendo contratos futuros vinculado ao resultado da eleição presidencial brasileira de 2022 foi feito há poucos dias atrás pela FTX Crypto Derivates Exchange (2). Em resumo, se o atual presidente do Brasil ganhar a eleição de 2022 (reeleição) cada contrato futuro pagará USD 1 e se ele não ganhar o contrato não paga nada (zera). No momento em que estou escrevendo estas mal traçadas linhas o preço de mercado de cada contrato futuro está sendo negociado (3) na casa dos USD 0,483, ou seja, se você comprar um contrato futuro chamado BOLSONARO2022 agora e ele não ganhar a eleição você perderá estes quase meio cents de dólar. É claro que estamos individualizando as contas para facilitar, mas este tipo de operação é feito em quantidades muito maiores. Quase 25 mil contratos foram negociados nas últimas 24 horas, poucos dias após o início das negociações. O contrato vence no dia 04 de outubro de 2022 e não é aberto para quem reside nos Estados Unidos, Canadá, países da União Europeia, Reino Unido, China continental, Camboja, Turquia e outros países onde a FTX não tem autorização para operar.

Como já disse outras vezes, não sou especialista de nada e muito menos ainda em contratos futuros. No entanto, cabe alertar que a negociação de contratos futuros tem como característica básica para a realização de negociação que ocorram as chamadas de margem, ou seja, de acordo com a oscilação no preço do ativo negociado a Corretora peça o depósito de valores em espécie ou faça bloqueio de outros ativos do operador que esteja sob custódia da Corretora como garantia da negociação. A mecânica desta chamada de margem está descrita no material da oferta publicado pela Bolsa FTX, verifique o item “How much margin is required for the BOLSONARO2022 contract?” (1) caso queira saber mais a respeito e para mais detalhes consulte o artigo completo no site da FTX (4). Além da necessidade de manter na conta da Corretora o montante referente a chamada de margem que deve ser feito sempre que ocorrem oscilações no preço em direção desfavorável ao investidor. Sobre cada contrato futuro negociado também é cobrado uma taxa (afinal a Corretora e/ou Bolsa tem que levar a sua parte) e a fórmula de cálculo está descrito no ítem “What are the fees for the BOLSONARO2022 contract?” (1).

Nossa intenção aqui não foi a de trazer algum tipo de investimento ou detalhar como funciona o mercado de contratos futuros, trouxemos a existência deste ativo sendo negociado na FTX mais no sentido da curiosidade.

1 – Anúncio: Bolsonaro 2022 Contracts – FTX Exchange

2 – Site da FTX: https://ftx.com/

3 – Negociação do Contrato: FTX

4 – Especificações Detalhadas Sobre Contratos Futuros: Complete Futures Specs – FTX Exchange

1 Curtida