Contratos Inteligentes

Tecnicamente falando, como funciona e pra que serve um contrato inteligente ?
Até hoje não entendo este conceito. Seria algum tipo de serviço que executa regras de negócio e geram como resultado um registro gravado em uma blockchain?

1 curtida

Contrato é um nome meio confuso mesmo.

O que a gente chama de contrato inteligente é simplesmente um programa de computador que roda em um blockchain, e funciona de forma autônoma depois que é colocado lá por um programador.

Para interagir com este programa você manda transações para ele, e tudo o que ele fizer será gravado na blockchain de forma cronológica.

É como um programa de computador que pode ser completamente auditado desde sua criação, e que tem a capacidade de armazenar e movimentar dinheiro baseado nas regras pré-existentes.

2 curtidas

O Tiago foi direto ao ponto. Dizem que o “smart contract” foi ideia de Nick Szabo, considerado um dos “pais” do bitcoin. Também dizem que é dele o exemplo bem primitivo de “smart contract” que é o sistema das máquinas de venda. Quando você insere o dinheiro ele te entrega o produto e se for o caso o troco. Ou seja, diante de um evento (entrada do dinheiro) ele realiza a ação seguinte que é a liberação do produto e eventualmente o troco sem necessidade de intervenção humana, exceto para abastecer, manutenção ou quando quebra… Em princípio qualquer blockchain pode processar os “smart contract” mas o Blockchain do bitcoin não faz isso. O Blockchain mais usado para rodar os “smart contract” é o Ethereum. Mas segundo um dos co-criadores do Ethereum Vitalik Buterin o sistema Ethereum está sobrecarregado.

2 curtidas

Nossa, ficou bem mais claro! Muito obrigado Tiago!

Cecilio, muito obrigado também pelo seu comentário. Seus exemplos foram muito bem colocados!

@tiago Um outro ponto que achei interessante perguntar kk
Independentemente se for um dado ou informação gerado pelo programa, esse dado/informação será gravado numa outra blockchain ou na mesma em que o programa está rodando ?
Neste caso também o blockchain serve como base de dados para este programa ?

Será gravado na mesma blockchain. A blockchain é a base de dados em si. É como se fosse um HD de um computador. Lá estão tanto os dados quanto os programas. A blockchain guarda tanto o programa em si quanto os dados produzidos por ele.
Os nós que mantém a blockchain funcionam como se fosse um CPU processando todos os dados de forma distribuída.

2 curtidas

Maravilha! Muito obrigado @tiago

Vou começar a estudar um pouco mais sobre contratos inteligentes e Solidity!

Preciso contratar um profissional que possa criar um contrato inteligente para mim, você consegue este profissional para mim?
Meu What sapp é: 34 9 9181-4515 Rubens Oliveira

Olá Thiago Preciso contratar um profissional para criar um contrato inteligente para mim, você consegue este profissional para mim?
Meu What sapp é: 34 9 9181-4515 Rubens Oliveira