Contratos Futuros

Bom dia,
Gostaria de saber se alguém te experiencia ou conhecimento a respeito de contratos futuros realizados com BTC ? Encontrei algumas empresas que realizam esse tipo de contrato, como a CME Group e fiquei interessado no assunto. Se alguém puder me ajudar fico grato.

O contrato futuro protege o preço do bitcoin em um determinado momento ?

Olá Felipe,
Investimento não é bem a pegada deste fórum que é voltado mais para assuntos técnicos ligados a Blockchain, economia e jurídico/tributário. Em todo caso, no dia de hoje, 19/08/19 em São Paulo começa as 19:30 um evento voltado para o assunto que é do seu interesse. O endereço é Av. Rebouças, n. 1.535. Verificar a inscrição no site abaixo. O evento é patrocinado pela Nox Bitcoin mas não conheço a empresa e/ou sócios. O evento conta com participação do Rodrigo Batista do Mercado Bitcoin.

Por outro lado, existe uma empresa de research do Richard Rytenban, a Convex que trabalha com a filosofia do Nassin Taleb de antifragilidade que vende análises (não existe almoço grátis certo). Tem site e canal do Youtube para avaliar.

Particularmente me parece que o mercado de derivativos de criptmoedas é um instrumento usado por gente mais “cascuda” no sentido de ter muita bala na agulha, como por exemplo as Exchanges e Mineradores e que envolve valores altos, contratos a partir de 1 btc em diante. Para investir no exterior é preciso ter algum conhecimento da língua para não cometer alguma bobeira também. E por último também vale lembrar que qualquer transação que gera lucro deve pagar IR, principalmente quando se trata de derivativos.
Quanto a sua pergunta final, lembrando que não conheço a empresa Nox Bitcoin, ela oferece a opção de recompra pelo preço de compra mas é preciso avaliar sempre com muita cautela e precaução esse mercado de criptomoedas, vale a máxima: nunca investir o dinheiro do leite, sempre investir o dinheiro da pinga e que não seja mais do 1% ou 2% do total que se quer investir. O resto vai para os ativos mais tradicionais. É natural que haja um aumento na procura por ativos de maior rentabilidade pela cultura brasileira de juros altos que está mudando. Mas vale lembrar que mesmo um juros de 4% ou de 5% a.a. ainda é alto se olharmos para o mundo lá fora onde os juros estão negativos. Eu particularmente acredito na ideia do quem sabe faz ao vivo, ou seja, precisa começar com um pouquinho para ir entendendo como funciona, muita teoria ás vezes atrapalha mais do que ajuda.

1 curtida

Muito obrigado, Cecilio. Agradeço muito os conselhos e as dicas. Já é um bom começo pra quem não entende desse ramo como eu não entendo. Abraços

1 curtida

Eu dei uma olhada na seção de perguntas e respostas do site da CME Group e fiz uma tradução tabajara de algumas perguntas e respostas mais interessantes, mas deixo o link abaixo para consulta direta ao site, pelo que entendi, cada contrato futuro negociado lá é no valor de 5 bitcoins. É importante notar que o horário das negociações não é 24/7 porém o mercado do bitcoin é puro 24/7, não para nem um segundo, nem no natal ou no ano novo. Aqui no Brasil se você opera com contratos futuros de moedas como o dólar dependendo do lado em que você estiver na operação pode ser chamado pela corretora para fazer depósitos para manter funding suficiente para honrar o contrato no futuro. Com qualquer contrato, existirá duas partes, quem vende e quem compra e o papel da corretora é garantir que você seja capaz de honrar o contrato mesmo que ocorra uma variação grande no preço, ela não vai esperar até o vencimento para te avisar que o preço dobrou ou caiu pela metade.

  1. Preciso de uma carteira digital para negociar futuros de Bitcoin?

Não. Você não precisa de uma carteira digital, porque os futuros do Bitcoin são liquidados financeiramente e, portanto, não envolvem a troca de bitcoins. Para negociar futuros, você deve abrir uma conta com uma corretora de futuros registrada que manterá sua conta e garantirá suas negociações.No negócio de futuros, as corretoras são conhecidas como um Futures Commission Merchant (FCM) ou um Introducing Broker (IB).

  1. Os futuros do Bitcoin estarão disponíveis para negociação 24/7?

Não - ao contrário do BRR Index, que é publicado todos os dias, os futuros do Bitcoin estarão disponíveis para negociação durante as horas especificadas nas especificações do contrato na questão # 9.

  1. Como será determinado o preço de ajuste diário dos futuros de Bitcoin?

A liquidação diária será baseada no preço médio ponderado pelo volume (VWAP) das negociações da CME Globex entre as 14h59 e as 15h00, Hora Central arredondada para o último ticket negociado no intervalo citado.

  1. Os futuros do Bitcoin estarão sujeitos a limites de preço?

Sim, os contrtos futuros do Bitcoin estarão sujeitos a limites de preço em uma base dinâmica. Na abertura de cada dia de negociação, os contratos futuros do Bitcoin terão uma faixa de variação de preço que estabelecerá um limite que será igual a um percentual do preço de liquidação determinado pelo preço de mercado no dia anterior. Depois que as negociações forem abertas, durante o periodo diário de negociação, a variante dinâmica será apurada com base nos últimos 60 minutos para estabelecer limites dinâmicos máximos e mínimos de flutuação de preços.

  1. Como será determinado o preço final de ajuste dos futuros do Bitcoin?

O valor de liquidação final será baseado no CME CF Bitcoin Taxa Referencial (BRR) ás 16:00, horário de Londres no dia de vencimento do contrato futuro.

2 curtidas

Cecilio, mais uma vez agradeço a disposição e a tradução. Está me ajudando muito.
Obrigado

1 curtida

Apesar do fórum ter mais conteúdo técnico, acho que este tipo de explicação é muito bem vinda por aqui. Qualquer conteúdo que tenha valor educacional é válido na minha opinião.

Acho que evitar conteúdo especulativo é o ideal para não atrair scammers/pirâmides pra cá. Mas conteúdo explicativo e que ajude pessoas a tomarem melhores decisões será sempre bem vindo. Eu mesmo fiz um post em 2017 falando pro pessoal tomar cuidado quando o Bitcoin bateu 17k.

Se quiserem, crio uma seção só para abordar essa parte. Aceito sugestão de nomes.

2 curtidas

Opa, ótima ideia Tiago! Sempre busco informações por aqui.
Abraços

Se quiser saber o preço de 1 Bitcoin de forma rápida sem ter que entrar em algum site específico pesquisando no google, ao invés de pesquisar usando frases como “preço/cotação do bitcoin” basta escrever o código XBT no campo de busca e clicar enter. Além do preço aparece um gráfico que mostra a variação de 1 dia, 5 dias, 1 ano chegando até a 2 anos de variação. XBT é o código dado para o bitcoin, equivalente a USD, por exemplo, que também pode ser pesquisado diretamente assim como é possível pesquisar muitas outras moedas, fazer contas rápidas sem ter que abrir a calculadora escrevendo diretamente a equação no campo pesquisa (=9877 * 5 e clicar enter).